Doze distritos do continente, sete hoje e cinco na terça-feira, vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e a Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de condições favoráveis à ocorrência de fenómenos meteorológicos localizados.
Entre estes fenómenos estão a trovoada, chuva localmente forte, com acumulação entre 10 a 20 milímetros em uma hora, granizo com diâmetro inferior a dois centímetros e rajadas entre 70 e 90 quilómetros por hora.
Já os distritos de Vila Real, Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 15h00 de terça-feira e as 00h00 de quarta-feira devido à previsão de chuva, por vezes forte.
O IPMA informou, em comunicado, que está prevista a ocorrência de uma ciclogénese explosiva durante o dia de terça-feira, mas no Atlântico Norte, a oeste da Irlanda, a uma distância muito significativa de Portugal. No entanto, segundo o Instituto, Portugal irá sentir alguns efeitos indiretos desse sistema.
Hoje, devido à aproximação do vale depressionário associado a essa depressão, poderão já ocorrer aguaceiros, acompanhados de trovoada, mais prováveis no interior durante a tarde.
Segundo o IPMA, entre a tarde de terça-feira e o dia de quarta-feira, uma superfície frontal fria associada à depressão irá atravessar o continente, originando períodos de chuva, temporariamente mais intensa nas regiões Norte e Centro.
“Na região sul, a incerteza na previsão é maior, sendo menos provável a ocorrência de precipitação significativa”, segundo o IPMA.
A temperatura irá diminuir face aos valores registados nos últimos dias, embora com as máximas a manterem-se entre 20 e 26 graus nas regiões Norte e Centro e entre 25 e 32 graus na região Sul.
Depois de onda de calor, chuva regressa a (quase) todo o país
Depois de uma onda de calor, Portugal regista esta segunda-feira uma mudança no estado do tempo, com o regresso da chuva e aguaceiros fortes.
Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para esta segunda-feira são esperados “aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial no interior”, além de uma “pequena descida de temperatura”.
Haverá também “períodos de céu muito nublado”, sendo que os aguaceiros são esperados “em especial a partir da tarde”.
Espera-se também “vento fraco, tornando-se fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul a partir da tarde” e “soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas do litoral Norte no final do dia”.
Para esta segunda-feira, em Oliveira do Hospital, está prevista a trovoada, acompanhada de chuva, durante a tarde. A temperatura máxima prevista é de 25 graus. Quarta-feira será o dia mais frio da semana com temperaturas a rondar entre os 12 e os 19 graus.
































