Luís Mota foi o grande vencedor da 8ª edição do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela (OMD), decorrida no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de junho,…
…e marcada por ajustes de percursos devido ao mau tempo que se fez sentir, impossibilitando a subida à Torre, na Serra da Estrela.
A dificuldade e espetacularidade associados ao OMD voltou a atrair a Seia mais de meio milhar de participantes dos quatro cantos do planeta para percorrerem as quatro distâncias (160km, 100km, 50km e 20km), mas também para conquistar o galardão de viriato (200km), a novidade introduzida este ano. A proeza de terminar os 160km e aventurar-se em mais 40km viria a ser alcançada pelos atletas Pedro Marques (33h53m) e José Simões, da equipa O Mundo da Corrida (42h17m).
Contudo, o mais rápido das 100 milhas da serra da Estrela e tão ambicionado primeiro lugar do pódio viria a pertencer, uma vez mais, a Luís Mota, do Clube do Benfica de Abrantes, uma marca na história do trail running nacional. O totalista do OMD alcançou o seu 6º título na prova, depois de cumprir os 160km em 22 horas e 23 minutos. A conquista das 100 milhas foi partilhada com a única finalista da prova na categoria feminina, a atleta de Barcelos Mariana Ballester (31h42m).
O pódio masculino dos 160km ficou completo com Cees Van der Land (Tyne Bridge Harriers) na segunda posição, apenas com uma diferença de quatro minutos do vencedor Luís Mota, e o trio de atletas Artur Costa (Desnível Positivo), Joaquim Freitas (Grupo Desportivo de Retorta) e Pedro Marques a ocuparem o terceiro lugar, todos com um tempo de 25 horas e 17 minutos.
Nos 100km destacou-se o atleta Edgar Faria (OZXTREME/ ADCR Pereira), na primeira posição (9h54m), seguindo-se Luís Oliveira (Runnersdodemo, 10h46m), e Fernando Fernandez Blanco, (ANB-Batu Wear, 11h20m). Na prova feminina, as espanholas da equipa Ativa Sport Club não deram tréguas às adversárias e ocuparam as duas primeiras posições do pódio, com Ana Belén Rubio Álvarez no primeiro lugar, com um tempo de 14 horas e 19 minutos, seguida da compatriota Elena Dominguez González, com apenas um segundo de diferença. Já a terceira posição foi preenchida por Ana Isabel Silva Sousa, da Mrs (19h46m).
Na prova dos 50km, o grande vencedor foi o atleta do Clube Desportivo e Cultural de Nave, André Duarte, seguido de Luís Fernandes, do Clube de Praças da Armada. Os portugueses cortaram a meta com apenas um minuto de intervalo, completando a prova às 4h49m e 4h50m, respetivamente. Pedro Bastos (OZXTREME/ ADCR Pereira) terminou a prova com 4 horas e 55 minutos, obtendo o terceiro lugar da classificação final. Ao pódio feminino subiram Mariana Alves, do Turres Trail Team (6h49m), Ivone Saramago Ferreira, do Trilho Perdido Eventos /Imporlux (07h04m), e Carla Santos, da Speedrunners (07h34).
Finalmente no trail dos 20km, Cristiano Reis, do ATR – Algarve Trail Running foi o primeiro classificado, com o tempo de 02h18m. Valdemar Cardoso, da Vertical Navis, ocupou o segundo lugar (2h26m), e André Filipe Oliveira Almeida, do Factor X / S4L / Medense FC, terminou na terceira posição com uma diferença de apenas 12 segundos. Inês Moreira, do Adamarante, foi a primeira atleta a terminar nesta competição, com 2h47m, seguida de Patrícia Madeira, do Vertical Navis (2h49m), e Cristiana Ferreira (2h51), na terceira posição.
Associado oficial do RUN THE WORLD e ITRA – International Trail Running Association, o OMD 2018 é organizado pela empresa Horizontes, tendo como promotores o Município de Seia e da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.