O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 7 a 13 de junho, 345 infrações nas estradas do distrito, onde ocorreram 90 acidentes.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, as autoridades referem que a maioria das infrações se deveu a falta de inspeção periódica obrigatória, excesso de velocidade, uso indevido do telemóvel no exercício da condução, falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, falta de seguro de responsabilidade civil. Outras infrações estavam relacionadas com tacógrafos, excesso de peso, iluminação/sinalização. Oito condutores foram detetados com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.
No mesmo período, a GNR registou 90 acidentes, dos quais resultou uma vítima mortal, um ferido grave e 41 feridos leves.
Em matéria de outras operações, a GNR procedeu a 26 detenções em flagrante, destacando 16 por condução sob o efeito do álcool, cinco por condução sem habilitação legal, um por violência doméstica, uma por tráfico de estupefacientes e outra por posse de armas proibidas;
As autoridades apreenderam ainda 88 doses de haxixe, uma dose de canábis, 20,7 gramas de Liamba, duas viaturas, documentos de ciclomotor, cinco armas de fogo, uma arma de ar comprimido, 856 cartuchos, 27 munições, 88 fulminantes e um saco com chumbos.
No âmbito da fiscalização geral, as autoridades emitiram 32 autos de contraordenação: 22 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e 10 na área da polícia geral.
A GNR levou ainda a efeito a realização de várias ações de sensibilização nas áreas “Escola Segura, “Idosos em Segurança” e ambiente. Foi também promovida uma demonstração de meios da GNR.