A Intervenção Integrada de Base Territorial (IIBT) do Pinhal Interior passou da estratégia à implementação, por via da assinatura do acordo para operacionalização deste mecanismo, que decorreu esta terça-feira (17) no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra. Em causa está um instrumento territorial que abrange 24 municípios do Pinhal Interior pertencentes às 5 Comunidades Intermunicipais da Região Centro, tendo uma dotação inicial de 45 milhões de euros para financiar projetos transformadores, que contribuam para a inovação e a mobilização das pessoas e empresas já instaladas nestes territórios, bem como para atrair novas pessoas e investimento.
Na sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, expressou que esta ferramenta “pode ser uma oportunidade de ouro” para “alterar o paradigma” e “cria um país e uma região una”. “Entendo que este contrato que se assinou hoje deve ser apenas o início. Mais do que olhar para o que cada Município pode ir buscar, é preciso olhar para o território como um todo e que tanto precisa de investimento”, expressou Jorge Custódio.
Na presença de Hernâni Dias, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, apelou a que o governante continue a ser o “elo de ligação” com o poder central e “ajude a transmitir” as preocupações dos Municípios envolvidos em relação às “várias áreas ministeriais”.
Hernâni Dias, frisou que o governo pretende “tentar criar equilíbrios” no contexto da revisão da Lei das Finanças Locais. “Temos um país desordenado demograficamente e alguma coisa temos de fazer em conjunto para mudar”, disse, reiterando que “no plano económico” a intenção é que “pelo menos 40% do que está destinado ao tecido empresarial a nível nacional no âmbito do Portugal 2030, seja obrigatoriamente direcionado para os territórios do interior”.
O acordo para operacionalização do IIBT do Pinhal Interior foi assinado entre a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro 2021-2027 (Centro 2030), a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, e os representantes das CIM das regiões de Coimbra, Leiria, Médio Tejo, Beira Baixa, e Beiras e Serra da Estrela, e da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, liderada por Paulo Fernandes, Presidente da Câmara do Fundão.
Dirigindo-se aos diversos autarcas e dirigentes presentes, Isabel Damasceno falou de “um dia feliz para o pinhal interior, para a região centro e para o país”, a propósito do mecanismo que agora vai permitir pôr em prática e “dar corpo ao que foi planeado durante anos”.
A coordenação da comissão executiva do IIBT do Pinhal Interior está a cargo de Luís Matias, enquanto que Vasco Estrela, Presidente da Câmara de Mação, foi eleito por unanimidade Presidente do Conselho Geral do Consórcio da ITI Pinhal Interior, na sequência da reunião desta entidade que antecedeu a cerimónia de assinatura do acordo e na qual foi apresentado o Plano de Ação da Intervenção Integrada de Base Territorial.