A Câmara Municipal de Coimbra acionou esta terça-feira, dia 24 de janeiro, o Plano Municipal de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo face ao tempo frio que se faz sentir em todo o país.
O documento, elaborado pela Divisão de Ação Social (DASo) e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), foi aprovado pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva na quinta-feira passada e tem como objetivo “descrever a estrutura e a coordenação de ações de resposta, de âmbito municipal, a gestão operativa, bem como a forma de mobilização e ativação dos recursos existentes de apoio social à população em situação de sem-abrigo, face à ocorrência de períodos de tempo frio e de tempo quente”.
O Plano Municipal de Contingência perante o tempo frio é ativado quando se registam valores mínimos de temperatura diária igual ou inferir a 1ºC, durante dois dias consecutivos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê tempo frio, com temperaturas mínimas a variar entre os -4ºC e os 8ºC e as máximas entre os 5ºC e os 17ºC, e vento que pode ser forte nas terras altas.