Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), está a liderar a entidade regional de turismo de forma interina, após o falecimento de Raul Almeida, que ocupava o cargo de presidente desde 2023. Segundo comunicado da TCP enviado à Rádio Boa Nova, Anabela Freitas estará à frente da instituição até que sejam realizadas novas eleições para a presidência.
A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC) informaram, em comunicado divulgado esta quinta-feira, dia 16, que “iniciaram os procedimentos legais previstos na Lei n. 33/2013 e nos seus estatutos para a eleição do novo presidente e provimento do lugar agora vago”.
“Durante este período transitório, Anabela Freitas, vice-presidente da TCP, assegura a gestão operacional da entidade. A representação na ARPTC, cuja presidência é ocupada pela TCP, é assegurada por Jorge Sampaio, Vogal da Comissão Executiva da TCP”, lê-se na mesma nota.
As eleições ainda não têm data definida, a TCP e a ARPTC preveem que o processo esteja concluído em março, no decorrer da próxima Assembleia Geral. O processo eleitoral envolverá os representantes dos 100 municípios que compõem a TCP, que irão escolher o próximo presidente. Até lá, a equipa da comissão executiva, composta por quatro vogais, mantém-se em funções.
Anabela Freitas, que foi presidente da Câmara Municipal de Tomar até 2023, assume agora um papel de destaque na liderança da TCP, garantindo a continuidade dos projetos e da estratégia da entidade regional de turismo.
Raul Almeida, anterior presidente da TCP e ex-autarca de Mira, foi eleito em 2023, mas faleceu a 27 de dezembro de 2024, vítima de uma doença prolongada. A sua morte deixou um vazio na liderança da instituição, que agora se prepara para escolher um novo presidente nos próximos meses.