A empresa Águas Públicas da Serra da Estrela (ApdSE) foi distinguida com uma Menção Honrosa na categoria “Melhor Projeto de Comunicação do Valor da Água” dos Prémios APDA – Tubos de Ouro 2025, atribuídos no âmbito do ENEG 2025, realizado de 18 a 21 de novembro no Europarque, em Santa Maria da Feira.
Segundo nota enviada às redações, esta distinção “reconhece a qualidade e o impacto da campanha «Imperativo Fazer Mais», lançada em 2024 num contexto particularmente exigente, marcado pela escassez hídrica, pelas alterações climáticas e pela crescente necessidade de reforçar a eficiência dos sistemas e a sensibilização coletiva para o valor da água”.
Uma parte significativa desta campanha foi desenvolvida junto da comunidade escolar, através de ações pedagógicas, desafios educativos e momentos de partilha que envolveram alunos, professores e equipas educativas dos municípios de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia. A escolha de um cubo de Rubik como imagem central simbolizou a necessidade de encontrar novas soluções, peça a peça, para um recurso essencial que depende de todos.
Através das mensagens poupa+, investe+, reduz+ e sabe+, procurou-se transmitir de forma clara e mobilizadora a importância de cada gesto individual para a proteção e uso responsável da água.
A criatividade, o caráter educativo e o envolvimento direto com a comunidade escolar foram aspetos valorizados pelo júri, contribuindo de forma decisiva para a distinção atribuída.
A Menção Honrosa foi entregue durante a Gala ENEG 2025 a Rui Pina, Diretor de Engenharia e Exploração, e a Miguel Mendes, Diretor Comercial e Financeiro, em representação da APdSE.
Para a APdSE, este reconhecimento “confirma a importância de desenvolver iniciativas próximas da comunidade e reforça o trabalho que tem vindo a ser realizado com as escolas, consideradas parceiras fundamentais na construção de uma cultura de responsabilidade ambiental e valorização da água”. A empresa refere que “continuará a promover projetos educativos que estimulem a curiosidade, a participação e o conhecimento das gerações mais jovens sobre o ciclo urbano da água e o papel essencial dos serviços públicos de abastecimento e saneamento”.
A Águas Públicas da Serra da Estrela é uma empresa intermunicipal de capitais públicos responsável pela gestão dos serviços de abastecimento de água e saneamento nos municípios de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia. Opera diariamente 1 040 quilómetros de rede de abastecimento e 685 quilómetros de rede de saneamento, gere 112 reservatórios e 38 Estações de Tratamento de Águas Residuais, assegurando o fornecimento de cerca de 12 000 metros cúbicos de água potável por dia a mais de 50 000 pessoas – “números que traduzem o empenho de uma equipa dedicada a garantir um serviço público essencial, eficiente e sustentável”.




























