São menos de meia centena os casos ativos de Covid-19 em Oliveira do Hospital. No concelho há, agora, 49 infeções ativas. Desde a última atualização, no dia 16 de fevereiro, o concelho contabiliza 42 recuperações. Surgiram cinco novos casos.
O ponto de situação foi feito há instantes pelo vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, que adiantou que o concelho acumula 1118 recuperados e 30 óbitos, não se voltando a verificar mortes por Covid-19.
Na habitual comunicação em vídeo, José Francisco Rolo destacou a “grandeza da diminuição”, lembrando que para trás ficaram dias em que houve freguesias que tiveram mais casos do que o total que hoje é apresentado.
Na passada terça-feira, o Município oliveirense reportou 85 casos ativos. Hoje, o vice-presidente do Município oliveirense destacou o facto de, no intervalo de tempo decorrido, se terem registado apenas cinco novos casos.
No que respeita à distribuição geográfica dos casos, Rolo referiu que a União de Freguesias de Oliveira do hospital e S. Paio de Gramaços é a que regista maior número de casos ativos, com 13. Pelas restantes freguesias “há uma distribuição mais ou menos uniforme”.
A esta altura, Alvoco das Várzeas, Lourosa, S. Gião e UF Ervedal e Vila Franca da Beira não registam infeções ativas. As freguesias de Aldeia das Dez, Lagares da Beira, Nogueira do Cravo, Travanca de lagos, UF Lagos da Beira e Lajeosa e UF Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira reportam um caso ativo, cada uma. Com dois casos ativos estão Bobadela, Meruge e UF Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira. Avô regista três infeções ativas e Seixo da Beira contabiliza cinco. De acordo com os dados disponibilizados, 14 casos ainda se encontram com freguesia por identificar.
Desde o início da pandemia, Oliveira do Hospital acumula 1197 casos. Já, neste ano, o concelho registou “um pico de casos no início do mês de janeiro”, verificando José Francisco Rolo que a descida se tem vindo a verificar desde o início de fevereiro. “No início do mês de fevereiro tínhamos 117 infeções (novas). Hoje temos cinco”, comparou, considerando que se está a “consolidar a tendência de descida de infeções”.
O número de internamentos também está a diminuir, estando agora cinco pessoas a receber cuidados hospitalares.
Esta tarde, José Francisco Rolo destacou, ainda, o empenho no processo de vacinação que já arrancou no concelho, informando que o Município apoia com transporte, todas as pessoas que não tenham forma de se deslocar ao Centro de Vacinação.
Apelou ainda aos oliveirenses para que reforcem os comportamentos positivos. “Temos 49 casos. O futuro depende de nós e dos nossos comportamentos”, concluiu.