A Praia Fluvial da Ronqueira, na Freguesia de Mouronho, renova em 2025 a distinção da Bandeira Azul que atesta a qualidade desta estrutura turística, de acordo com anúncio feito pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, Entidade responsável pela sua atribuição.
A Bandeira Azul é uma distinção de reconhecimento internacional que simboliza a excelência das praias e zonas balneares e distingue o esforço das Entidades pela preservação ambiental e na sua conciliação com a oferta de serviços de qualidade e diferenciados aos visitantes, como é o caso da plataforma de acesso ao Rio.
O direito de hastear e manter a Bandeira Azul, decorre do reconhecimento da ABAAE do cumprimento dos rigorosos critérios ambientais, educacionais, de segurança e acessibilidade por parte da Entidades locais.
A Praia Fluvial da Ronqueira é ainda reconhecida como “Praia Acessível” e inclusiva, equipada com cadeira anfíbia e uma plataforma elevatória para acesso entre o nível da praia e do bar, garantindo as melhores condições para que pessoas com mobilidade condicionada possam desfrutar plenamente das suas águas cristalinas e paisagens deslumbrantes.
Este ano, a época balnear irá decorrer de 16 de junho a 7 de setembro.
Para Ricardo Cruz, Presidente da Câmara Municipal de Tábua, a conquista da Bandeira Azul é “um motivo de orgulho para o concelho de Tábua e freguesia de Mouronho”. É também o “reconhecimento público e independente do empenho contínuo do Município, em cooperação com outros parceiros, em garantir uma oferta de qualidade e a sustentabilidade deste destino turístico único, criando condições para a atração e fixação de mais turistas e visitantes, reforçando a identidade da marca “Tábua, o Encanto das Beiras!”.