Na semana de 27 de outubro a 2 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra GNR realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, no distrito de Coimbra.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, do conjunto de 444 infrações detetadas na área do trânsito, os operacionais destacam 30 relacionadas com tacógrafos; 23 por falta de inspeção periódica obrigatória; 14 por excesso de velocidade; 11 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança; oito por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; seis por falta de seguro de responsabilidade civil e cinco por deficiências na iluminação e sinalização.
No mesmo período foram registados 52 acidentes que resultaram em 12 feridos leves.
A GNR procedeu a 13 detenções em flagrante delito, oito por condução sob o efeito do álcool, um por falta de habilitação legal, um por furto, um por violação no domicílio, um por tráfico de estupefacientes e um por dano.
Durante os setes dias, foram apreendidos três sacos de sementes de canábis, 57 doses de canábis, 19 plantas de canábis e um veículo e um veículo.
Em comunicado, o Comando Territorial da GNR informa que no mesmo período foram emitidos 47 autos de contraordenação, 25 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e 22 no âmbito de legislação policial geral.
A GNR realizou também diversas ações de sensibilização no âmbito da “Operação 40/20 – Censos Sénior”, “Operação Comércio Seguro”, no âmbito escolar, “Campo Seguro”, Covid-19 e “Operação Floresta Segura”.
Alexandra Santos/jornalista estagiária