O conjunto liderado por Fernando Santos garantiu o apuramento para os oitavos-de-final do Euro 2020, depois de empatar com a seleção francesa a duas bolas. A seleção portuguesa tem pela frente a Bélgica, jogo marcado para as 20h00 de dia 27 de junho (domingo) em Sevilha.
Cristiano Ronaldo igualou o recorde de mundial de golos por seleções, ao ‘bisar’ face à França e igualar os 109 do iraniano Ali Daei, na terceira jornada do Grupo F do Euro2020, em Budapeste.
Portugal termina o grupo em terceiro lugar, com quatro pontos. A seleção da Bélgica tem como principais jogadores Kevin de Bruyne, companheiro de Bernardo Silva, Ruben Dias e João Cancelo no Manchester City e Romelu Lukaku, ambos avaliados em 100 milhões de euros segundo os dados do Transfermark. A última vez que a equipa das quinas defrontou os belgas foi em 2018, o jogo terminou empatado a zero.
Fernando Santos destaca espírito coletivo que a equipa revelou em campo frente aos franceses
Fernando Santos mostrou-se satisfeito com a exibição de Portugal no empate com a França (2-2), que garantiu a passagem aos oitavos de final do Euro-2020. O selecionador nacional destacou as melhorias em relação à exibição à derrota com a Alemanha (2-4).
«Esta foi uma equipa igual a si própria, seguindo o que é a matriz desta equipa. Quando me perguntaram o que tínhamos de fazer era isto. Na minha perspetiva, quando somos essa equipa forte, coesa, solidária, com capacidade de luta que defende bem, contra-ataca e ataca é muito difícil para os nossos adversários, mas também temos alguns muitos poderosos pela frente… No entanto, fizemos uma excelente primeira parte, sofremos um golo com um penálti que… eu acho que não foi penálti e acho que o próprio árbitro vai admitir que se equivocou. Depois, na segunda parte sofremos um golo novamente num momento de desatenção que não pode acontecer. Esta equipa para ganhar tem que sofrer muito poucos golos, é a nossa matriz. Se defendermos bem, a nossa equipa tem jogadores para marcar», começou por dizer.
Fernando Santos revelou ainda que nunca esteve a par do resultado no jogo entre Hungria e a Alemanha, decisivo também para as contas de Portugal. «Só soube quando faltavam cinco muitos para acabar o nosso jogo e estava dizer para chegar à frente para matar o jogo», concluiu.
Oitavos de final do torneio:
26 de junho
– País de Gales – Dinamarca (Amesterdão, às 17 horas)
– Itália – Áustria (Londres, às 20 horas)
27 de junho
– Holanda – República Checa (Budapeste, às 17 horas)
– Bélgica – PORTUGAL (Sevilha, às 20 horas)
28 de junho
– Croácia – Espanha (Copenhaga, às 17 horas)
– França – Suíça (Bucareste, às 20 horas)
29 de junho
– Inglaterra – Alemanha (Londres, às 17 horas)
– Suécia – Ucrânia (Glasgow, às 20 horas)