O Município de Seia promove, no próximo dia 31 de janeiro, uma ação de reflorestação nas áreas afetadas pelos incêndios de agosto, concretamente nos Condomínios de Aldeia de Aguincho e Frádigas, com o objetivo de recuperar as áreas ardidas, valorizar o território e reforçar a resiliência das comunidades rurais do concelho.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com a ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais e a 20 Recolher – Gestão de Resíduos, Lda., decorrerá no Parque Natural da Serra da Estrela e abrangerá cerca de 15 hectares, prevendo a plantação de 5.000 árvores, entre medronheiros e sobreiros.
Do total de plantas a introduzir no terreno, 2.500 árvores foram oferecidas pelo Automóvel Club de Portugal, 500 árvores pela 20 Recolher – Gestão de Resíduos, Lda., tendo as restantes sido adquiridas pelo Município de Seia.
Este projeto visa aumentar a resiliência do território, promover a biodiversidade e melhorar a gestão da vegetação em áreas sensíveis, contribuindo para a redução do risco de incêndios rurais. Paralelamente, aposta na criação de oportunidades económicas sustentáveis no interior, valorizando o medronheiro enquanto recurso com potencial gerador de rendimento para as populações locais.
A participação está aberta à comunidade, mediante inscrição prévia no site do Município de Seia, em https://cm-seia.pt/. O Município assegura transporte gratuito, com ponto de encontro na Avenida Luís Vaz de Camões, às 09h00, bem como almoço para os participantes.
Os voluntários deverão levar botas, agasalho, impermeável, luvas de trabalho e água.































