É já no próximo sábado que acontece a Caminhada/ Corrida São Silvestre, a partir das 16 horas no Largo Ribeiro Amaral, na cidade de Oliveira do Hospital.
Em entrevista à Rádio Boa Nova, Nuno Ribeiro, vereador do desporto do Município de Oliveira do Hospital, mostra-se “satisfeito com a adesão” à iniciativa, que já conta com mais de 330 inscrições, acreditando que, na sua primeira edição, a São Silvestre possa mobilizar perto de “meio milhar de participantes”. “É uma iniciativa que começará a ganhar as suas raízes no próximo sábado mas que pretendemos que tenha continuidade no futuro”, acrescentou.
O evento, que conta com a parceria do Município oliveirense, a We Run e o Clube Atlético de Oliveira do Hospital, é de carácter solidário cuja receita reverte para a conta solidária a favor das vítimas dos incêndios. “Será um programa desportivo mas um programa diferente”, conta Nuno Ribeiro.
Segundo o vereador, “a dinâmica do concelho não deve parar” e realça que o renascer da região “também se faz com o desporto”. “Devemos dar as mãos e ajudar-nos uns aos outros a renascer”, afirma Nuno Ribeiro ao fazer um último convite para a participação no evento.
Paulo Guerra e Aurora Cunha, que abraçaram esta iniciativa solidária “desde o primeiro dia”, para além de se associarem a esta causa como padrinhos da prova, vão “correr junto dos oliveirenses”. Nuno Ribeiro não esconde o entusiasmo da presença de quem considera “dois vultos do atletismo nacional”.
No final do evento, André Sardet vai ainda presentear os participantes com um pequeno concerto.
O executivo municipal sente-se “bastante orgulhoso” e destaca a “grande sensibilidade” que se tem verificado em torno desta causa.
Beatriz Cruz (jornalista estagiária)