Ricardo Cruz tomou posse, este domingo (26), como presidente da Câmara Municipal de Tábua para um segundo mandato. Eleito pelo Partido Socialista (PS), o autarca comprometeu-se em “trabalhar com seriedade, proximidade e futuro”.
Perante um Centro Cultural lotado, Ricardo Cruz afirmou que “Tábua é e sempre será o motivo de estarmos aqui hoje”. Nessa senda, “a quem pensa diferente”, o edil deixou “um convite sincero” ao “diálogo”, pois “governar é unir, ouvir e servir, sempre com o mesmo propósito: melhorar a vida das pessoas”.
Na certeza de que “Tábua continuará a ser um concelho de progresso e de futuro”, Ricardo Cruz agradeceu o voto de confiança dos tabuenses. “A dimensão do resultado eleitoral transmite-nos uma responsabilidade acrescida”, disse. Fruto da vitória esmagadora no passado dia 12 de outubro, o PS conseguiu eleger mais um membro para o executivo. Assim sendo, com uma equipa reforçada, o presidente do Município não tem dúvidas de que vai ser possível “continuar a transformar Tábua num concelho mais justo, mais sustentável, mais próspero e mais humano”.
Dirigindo-se aos tabuenses, “aos que cá nasceram, que cá vivem, que cá trabalham, cá vêm, têm cá família, que acompanham e gostam de Tábua, Ricardo Cruz afirmou que o dia de tomada de posse é “um dia de compromisso, de renovação e de esperança”.
“Com humildade, com sentido de responsabilidade e com orgulho em servir, iniciamos um novo ciclo para a construção do nosso concelho, sob o alicerce do projeto ‘Avançamos Juntos’, firmes na convicção de que o futuro do concelho é feito com todos e para todos”, defendeu.
Depois de aplaudido efusivamente pelo público presente, Ricardo Cruz referiu que o ‘Avançamos Juntos’ “é mais do que um lema”. “É uma forma de estar, que acredita no poder da cooperação, do diálogo e da confiança”, explicou.
De olhos postos no futuro, mas sem esquecer o caminho já traçado, o autarca relembrou que, no mandato anterior, o seu executivo “concretizou o maior investimento de sempre, superior a 20 milhões de euros”. “Investimos na modernização dos serviços municipais, investimos na educação, na saúde, na cultura, no ambiente, na proteção civil, no setor social, no desporto, na juventude e no ambiente”, enumerou.
Perante os tabuenses, Ricardo Cruz fez questão de frisar que, no seu anterior mandato, a média de tempo no pagamento a fornecedores “reduziu” e a dívida municipal “baixou significativamente”.
“Olhamos para trás com imenso orgulho pelo muito que já alcançámos”, frisou, garantindo que a sua equipa vai continuar a “transformar o concelho e melhorar a vida das pessoas”. Fruto do investimento feito nos últimos quatro anos, o presidente da autarquia acredita que, “hoje, Tábua é um concelho mais forte, mais respeitado e mais competitivo, reconhecido a nível nacional, reflexo do trabalho e da dedicação”. “Este trabalho não acaba aqui”, vincou, ao mesmo tempo que anunciava eixos estratégicos para a sua nova governação.
O seu projeto político promete, segundo o próprio, cumprir programa eleitoral “ambicioso e realista”, assente em oito eixos: economia/ emprego; ambiente/ floresta/ Proteção Civil; educação/ cultura/ turismo; juventude/ desporto/ lazer; saúde/ setor social; modernização administrativa/ freguesias; infraestruturas mobilidade/ planeamento urbano e associativismo/ sociedade civil.
“O futuro de Tábua constrói-se com coragem, determinação e esperança”, concluiu.
Executivo Municipal:







Presidente da Assembleia Municipal: Nuno Tavares (PS)
Reeleito presidente da Assembleia Municipal, Nuno Tavares deixou uma palavra aos novos eleitos, desejando que “tragam inovação e esperança” para “combater o cinismo dos abstencionistas que não votam e depois se queixam” e dos que perdem e “dizem que fariam melhor”.
Nuno Tavares fez questão de afirmar que “Ricardo Cruz é um excelente presidente” e que, no último mandado, “as metas foram cumpridas e até excedidas”. “Acreditamos em Ricardo Cruz. Cá estaremos para fiscalizar e prestar contas com rigor e transparência”, rematou.
Juntas de Freguesia:
– Ázere e Covelo: Luís Rodrigues (PS)
– Candosa: Elsa Gouveia (PS)
– Carapinha: Arménio Santos (PS)
– Covas e Vila Nova de Oliveirinha: Dina Santos (PS)
– Espariz e Sinde: Fernando Gameiro (PS)
– Midões: Paulo Portugal (PS)
– Mouronho: Aníbal Mota (PS)
– Tábua: José Vieira (PS)
– Pinheiro de Coja e Meda de Mouros: Bruno Gil (PS)
– Póvoa de Midões: Ângelo Oliveira (PS)
– São João da Boa Vista: João Nunes (JSJ)
































