O Centro de Portugal reforçou a sua posição como a região com maior oferta estruturada de turismo náutico em Portugal, com a certificação da Estação Náutica da Região de Coimbra. Esta é a maior Estação Náutica do país, agregando 19 municípios, três polos territoriais e 132 parceiros institucionais e empresariais.
Presente na cerimónia, que decorreu na Praia Fluvial do Vimieiro, em Penacova, Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, sublinhou que o Centro de Portugal é, hoje, “a região com mais Estações Náuticas do país”, resultado de um trabalho articulado entre entidades públicas e privadas e de uma aposta estratégica clara no turismo ativo e desportivo.
A certificação da Estação Náutica da Região de Coimbra vem reforçar uma rede que já posiciona o Centro de Portugal na liderança nacional, com um terço das Estações Náuticas certificadas existentes no país.
A nova Estação Náutica da Região de Coimbra integra recursos ao nível do mar, rios, albufeiras, praias fluviais, marinas e zonas balneares. Envolve 19 municípios integrados em três polos: Costa Atlântica (municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira); Aguieira/Mondego (municípios de Coimbra, Condeixa, Mealhada, Montemor-o-Velho, Mortágua, Penacova, Soure e Tábua) e Pinhal Interior (municípios de Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e Vila Nova de Poiares).
Para a presidente da CIM Região de Coimbra, Helena Teodósio, este momento representa a consolidação de uma visão coletiva. “Hoje é um dia histórico para a nossa região: ao recebermos formalmente a certificação da Estação Náutica da Região de Coimbra não estamos apenas a receber um selo de qualidade, mas a afirmar a nossa identidade como o maior e mais diversificado destino náutico de Portugal. Esta conquista é o reflexo da ambição e cooperação dos nossos 19 municípios e é esta escala regional, que une o rio ao mar, que nos torna únicos”, destacou a autarca.
Helena Teodósio reforçou ainda que, através desta oferta diversificada — que vai da “adrenalina das ondas à serenidade da canoagem ou dos percursos pedestres ribeirinhos” — a Região de Coimbra se posiciona como “um destino para todo o ano”.
A estrutura operacional da Estação Náutica foi desenhada para garantir proximidade e eficiência, dividindo-se em três grandes polos de coordenação:
- Polo da Costa Atlântica: Coordenado pela Figueira da Foz (inclui Cantanhede e Mira).
- Polo Mondego – Aguieira: Coordenado por Mortágua (inclui Coimbra, Condeixa, Mealhada, Montemor-o-Velho, Penacova, Soure e Tábua).
- Polo do Pinhal Interior: Coordenado pela Pampilhosa da Serra (inclui Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Oliveira do Hospital e Vila Nova de Poiares).
Jorge Brito, secretário executivo da CIM Região de Coimbra, explicou que esta organização é a base para uma oferta que será simultaneamente específica e integrada. “Será esta a governança que estabilizámos, que nos comprometemos a implementar durante este processo que agora se inicia e que terá um conjunto de ofertas individualizadas, mas algumas delas que serão também elas transversais”, afirmou.
Com um património que inclui 70 praias (marítimas e fluviais) e 37 piscinas descobertas, a Estação Náutica pretende ser o motor de uma nova indústria turística regional. Segundo Jorge Brito, a certificação é um “agregador de todos os ativos” e um “meio de valorização do património natural”. “A água e os recursos hídricos fazem parte da nossa identidade territorial. São força motriz daquilo que é a nossa economia regional e estão intimamente ligadas àquilo que é o DNA do nosso território e das nossas gentes”, concluiu o secretário executivo.
A Estação Náutica da Região de Coimbra inicia agora a sua fase operacional, focada na promoção conjunta e na qualificação da experiência turística para visitantes nacionais e internacionais.
No litoral da região estão já certificadas seis Estações Náuticas na área da Ria de Aveiro (Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar e Vagos) e a Estação Náutica do Oeste. No interior, estão certificadas as Estações Náuticas de Alto Côa/Sabugal, Carregal do Sal, Castelo do Bode, Oleiros, Pedrógão Grande, Penamacor, Proença-a-Nova e São Pedro do Sul. A estas junta-se agora a Estação Náutica da Região de Coimbra. Em processo de certificação estão as Estações Náuticas de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Gouveia, Guarda, Marinha Grande, Santa Comba Dão e Tondela, havendo também manifestação de interesse por parte de Covilhã e Vila Velha de Ródão.





























