O Município de Oliveira do Hospital foi distinguido com o Certificado Internacional de Participação no Programa Bandeira Azul, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE). Desde 2014 que a autarquia oliveirense desenvolve este programa de educação para o desenvolvimento sustentável, ano a partir do qual o galardão Bandeira Azul tem sido atribuído, consecutivamente, à praia fluvial de Alvoco das Várzeas.
Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Certificado Internacional foi entregue pelo Presidente da FEE (Fundação para a Educação Ambiental), Mrs. Lesley Jones, durante a realização da conferência de comemoração dos 35 anos do Programa Bandeira Azul, em Lisboa, que visou celebrar a crescente sustentabilidade das praias, marinas e embarcações, as condições de segurança, serviços, proteção e conservação ambiental e social.
Refira-se que a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, atribuído pela ABAE/FEE, mediante a verificação do cumprimento de um conjunto de rigorosos critérios ambientais, educacionais, de segurança e acessibilidade. Já anteriormente, em 2018, a praia fluvial de Alvoco das Várzeas havia sido distinguida com o Certificado Internacional Blue Flag pelos seus cinco anos consecutivos de Bandeira Azul.
“Este certificado internacional, agora entregue uma segunda vez, vem destacar os excelentes resultados alcançados nos domínios da qualidade da água balnear, da educação ambiental, da gestão ambiental e da segurança, e que resultam de um trabalho apurado desenvolvido, ano após ano, desde 2014 pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital”, como assinala o presidente da autarquia, José Francisco Rolo.
“Ter a praia fluvial de Alvoco das Várzeas – uma das zonas balneares mais aprazíveis do concelho que oferece uma água balnear e um cenário de excelência – galardoada com um símbolo de qualidade ambiental como é a Bandeira Azul, é motivo de orgulho para o município, acrescenta o autarca frisando que é possível a coexistência do desenvolvimento do turismo a par do respeito pelo ambiente local e pela preservação dos valores patrimoniais, dos recursos naturais da aldeia e do próprio rio. Preocupações alinhadas com os objetivos da Bandeira Azul no que concerne à estratégia de resiliência do país face a três dos maiores problemas ambientais que o planeta enfrenta – alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição ambiental”, lê-se no comunicado.