A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, esta quarta-feira, a partir do Palácio da Ajuda, que Portugal vai receber mais 70.200 doses de vacinas contra a Covid-19, até ao final do ano.
Durante a conferência de atualização do Plano de Vacinação, a governante sublinhou que “esta alteração do calendário de entrega não significa que o número total de vacinas no primeiro trimestre se vai alterar”, mas permite a expansão da vacina a mais profissionais de saúde logo num primeira fase.
As primeiras 9.750 doses da vacina da Pfizer vão chegar a Portugal no dia 26 de dezembro, para começaram a ser administradas a partir do dia 27, enquanto as 70.200 doses antecipadas têm chegada prevista para 28 de dezembro.
“Esta é uma circunstância muito importante porque permite já 9.750 vacinas também às regiões autónomas da Madeira e dos Açores e continuar a expandir a vacinação dos profissionais identificados como prestadores diretos de cuidados a pessoas suspeitas ou doentes com Covid-19, de acordo com o que é a proporção que temos procurado manter num contexto de gestão de quantidade que não é ilimitada de vacinas”, acrescentou Marta Temido.
A chegada antecipada de doses da vacina da Pfizer vai permitir vacinar nesta primeira fase 60% dos profissionais que já foram identificados pelos hospitais como prioritários. Recorde-se que a governante já tinha anunciado que as primeiras vacinas vão para os profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário de São João, para o Centro Hospitalar Universitário do Porto, para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, para o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e para o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.