O Grupo Musical “Os Amigos de Lagos da Beira” vai comemorar, no próximo dia 11 de maio, o 13.º aniversário, com um programa de animação que vai decorrer na sede da Associação Desportiva de Lagos da Beira, a partir das 16h00.
Em dia de aniversário o Grupo de Cantares da Arcial junta-se ao grupo aniversariante, com o objetivo de “congregar a música com a inclusão social”, como é vontade da direção que recentemente tomou posse e que é liderada por Mariana Ferreira.
Num percurso de 13 anos, o Grupo Musical “Os Amigos de Lagos da Beira” regista “uma vida de muitas histórias, de muitas aventuras, de momentos bons e outros de superação perante contratempos e adversidades habituais no panorama cultural”. “Mas o Grupo foi e vai sobrevivendo, tornando-se mais forte e consistente e, acima de tudo, proporcionando alegres momentos de diversão a quem o vê e ouve e a quem nele participa”, lê-se em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.
Recorde-se que o Grupo foi constituído legalmente em 24 de abril de 2012, mas já desde fevereiro de 2007, vinha fazendo atuações e despertando muitas sensações e memórias em várias localidades da região.
Interpretando música tradicional e popular portuguesa, apresenta como fator diferenciador tocar e cantar muitos temas originais de Lagos da Beira, Oliveira do Hospital, e de toda uma região rica em cultura musical, orgulhosamente incluídos em dois CD já editados: “Terra Risonha e Bela”, apresentado em março de 2013 e “Raízes e Tradições”, divulgado em setembro de 2017.
Destaca-se igualmente o passado musical da localidade que acolhe este grupo, concretamente a Tuna – “Grupo Musical Instrução e Recreio” – que existiu em Lagos da Beira nas décadas de 30 e 40 do século passado, de cuja memória, temas e símbolos “Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” se assume como herdeiro, reavivando e preservando sentimentos e emoções que nunca se esquecerão.
A rápida evolução do Grupo, aliado ao cariz do seu reportório, tem conhecido etapas assinaláveis, como a presença em direto em programas televisivos e radiofónicos.
“É um caminho que se vai percorrendo com solidez e confiança. Perpetua-se toda uma memória coletiva, fundamental para se compreender o presente e preparar o futuro de uma sociedade sempre em mudança. É um espetáculo que ultrapassa o entretenimento simples e envereda por um caminho quase pessoal, saboreado ao gosto de cada um”, sublinha o Grupo Musical.
Ao longo desta caminhada de 13 anos, o Grupo reconhece “o apoio e carinho que tem recebido em todos os momentos, moldando e formando personalidades, procurando sempre unir na música as diferentes mentalidades e sabendo que é aqui, neste Grupo, que se podem fomentar laços de amizade e ao mesmo tempo partilhar todas as emoções”.
