O Partido Socialista de Oliveira do Hospital (PSOH) considera que o Orçamento de 2024, aprovado pela maioria socialista do executivo camarário, é “uma garantia de que o futuro do concelho está em boas mãos”.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a estrutura partidária liderada por Daniel Dinis Costa adianta que se trata de “um orçamento que apresenta ambição, visão e estratégia de futuro”. “Não só por ser o maior orçamento de sempre em valores quantitativos, mas também pela qualidade das ações e investimentos que estão previstos e que vão ao encontro das intervenções prioritárias do concelho, defende.
Adianta que “é clara a continuidade da estratégia de captação de fundos comunitários que os anteriores executivos socialistas têm conseguido, e realçam claramente a diferença para as anteriores governações do PSD, fechadas, centralistas e incapazes de trazer apoios e desenvolvimento para Oliveira do Hospital.”. Para o PS, “será talvez essa falta de visão, de ideias, de estratégias de consenso, que levaram a oposição camarária a mais uma vez votar contra o orçamento municipal. A oposição é muito mais que a simples crítica pela crítica, é muito mais que uma votação contra”.
“Até porque os Oliveirenses poderão questionar se a oposição PSD/CDS está contra os investimentos que trarão ainda mais desenvolvimento, mais coesão ao concelho, e que permitem ter um horizonte de esperança e confiança, demonstrados pela capacidade de negociação do Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, em assegurar fundos comunitários e solidez financeira municipal para investir no concelho, acrescenta o partido.
O PS de Oliveira do Hospital nota que em causa estão “diversos investimentos assegurados no quadro PT2030, da estratégia local de habitação, ou na construção de uma zona industrial das mais tecnológicas e avançadas do país, que houve capacidade de aprovar no PRR para Oliveira do Hospital”.
“Estamos a falar de um forte investimento previsto para criar as condições que alavanquem a educação no concelho, com foco na criação de uma residência e de novas instalações para a ESTGOH. Estamos a falar de um avultado aumento do investimento direto em todas as freguesias do concelho, que beneficiará cada uma das 16 freguesias e cada uma das pessoas que cá vivem, e que se estende a todas as entidades e associações do concelho. Estamos a falar de investimento municipal em todas as áreas, só possível pela gestão financeira rigorosa e equilibrada”, elenca o PS.
Agora ao PS, “resta esperar que a oposição da Assembleia Municipal tenha uma atitude responsável, de moderação democrática e coloque os interesses do concelho acima do mero interesse partidário do votar contra”.
O PSOH acredita que este orçamento municipal será “largamente aprovado pelos Oliveirenses, pois foi feito para servir as pessoas, proteger as famílias, apoiar as associações e empresas do nosso concelho, não deixando ninguém para trás. Em todas as áreas da governação há sinais claros da capacidade de execução socialista, da proximidade e do diálogo com todas e todos”.