No espaço de opinião desta quarta-feira na Rádio Boa Nova, João Pedro Caseiro partilhou a sua preocupação com as “ameaças à democracia” e, de modo particular, a desinformação que tem sido facilitada pelas “novas tecnologias e ferramentas digitais”.
Esta manhã, Caseiro deu exemplos de verdadeiras “campanhas de desinformação” que o levam a constatar que “é preciso criar novos elementos junto da comunidade educativa para a literacia mediática”, com o objetivo de auxiliar os utilizadores na tarefa de distinguir as notícias falsas das verdadeiras.
A greve da CP que decorre há já uma semana também mereceu o comentário de Caseiro pelo impacto que está a ter na campanha eleitoral da AD e no próprio governo em gestão. O jovem comentador fala mesmo de “uma tentativa de condicionamento político” com a realização da greve que foi convocada por “dezenas de sindicatos” dirigidos por pessoas situadas mais à “esquerda” no espetro político.
Caseiro fez ainda alusão ao “dado positivo” relativo ao rendimento real per capita dos portugueses que foi o que mais cresceu em 2024. Concluiu com a distinção feita pela Universidade de Coimbra ao Rei de Espanha e Presidente da República de Itália com Doutoramento Honoris Causa.
A opinião de João Pedro Caseiro está disponível, na íntegra, em PODCAST. Ouça aqui: