“A prosperidade ou a ruína de um estado depende da moralidade dos seus governantes” –
Thomas More
IV-Porque votar nos jovens?
Vivemos tempos de estagnação e precisamos de uma mudança de rumo na forma como está concebido o nosso Concelho. É por isso que as pessoas não estão otimistas. Elas não acham que se caminhe para um futuro estável.
Vivemos num Concelho onde a maioria de nós se limita a otimizar o presente, evitar riscos, em vez de procurar novos rumos, novas soluções O envelhecimento populacional supera a juventude e por isso se fazem políticas para velhos, mas são os jovens que garantem a subsistência dos mais velhos.
Esquecemos os jovens recusando dar-lhes confiança e oportunidades. Damos-lhes muita instrução, mas pouca educação para construir, contribuir e participar no mundo do trabalho, o que leva os mais capazes à fuga da nossa terra, na procura por outras empresas, outras autarquias e até outros países.
O Concelho necessita de jovens empreendedores na política e na sociedade civil para quem o mais importante na vida não seja receber uma medalha, mas ter a coragem de arriscar num projeto em que genuinamente acreditem como seja desenvolver e melhorar as condições de vida do seu Concelho.
O Concelho precisa de uma forte disrupção, precisa da assunção de riscos, sem populismos ou demagogia.
O Futuro é feito por cada um de nós e, em particular, pelos políticos que elegemos, pois são eles que constituem o “motor” do nosso Concelho.
Para isso devem possuir um espírito jovem e mentes independentes que acreditem na mudança. Que sintam orgulho em Servir e nunca se sintam contentes pelo que já fizeram, mas insatisfeitos pelo que ainda não fizeram.
A grande vantagem de eles não saberem tudo, é tudo ser possível!
O mundo em que vivemos está em constante mudança e enquanto as ideias tradicionais estão desatualizadas, as ideias de esquerda estão em dissolução.
E de onde poderá vir a solução?
De autarcas que o sejam não para ter “Poder”, mas para dar soluções e esperança às pessoas e às empresas, em momentos difíceis como os que estamos a viver.
De autarcas que não se limitem a administrar os dinheiros provenientes de fundos comunitários ou de transferências governamentais, mas que sejam também motivadores e criadores de condições para o desenvolvimento económico do Concelho.
As pessoas precisam de ter alguém em quem confiar.
Temos de garantir, através do nosso voto, que os nossos autarcas em diálogo constante com “TODOS, TODOS, TODOS” os Oliveirenses, desfrutem e partilhem livremente das novas experiências, sem medos ou complexos, para entenderem as necessidades dos que governam.
Devemos apoiar quem é capaz de alterar e corrigir o caminho para um Concelho melhor e mais confiante, de forma a “deixar o mundo melhor do que aquele que herdámos” como dizia Baden Powell.
É por isso que eu, que tudo devo a este Concelho, votaria na candidatura jovem “Oliveira, O Motivo”, que é a que oferece mais garantias de ser a melhor preparada para empreender as mudanças necessárias para inverter o estado de estagnação do Concelho e a mais capaz de enfrentar os desafios que os novos tempos sopram.
Carlos Brito
Setembro 2025