No concelho de Oliveira do Hospital os cemitérios vão estar abertos, no próximo fim de semana, em que se assinala o Dia de Todos os Santos.
Em declarações esta manhã à Rádio Boa Nova, o presidente do Município de Oliveira do Hospital adiantou que a decisão da autarquia é de que “os cemitérios deverão estar abertos, sobretudo para aqueles que residem no concelho de Oliveira do Hospital”, recordando que, entre o dia 30 e 3 de novembro, “há uma lei que impede a circulação de pessoas entre concelhos”.
José Carlos Alexandrino lembrou que a “maioria dos cemitérios” é da competência das Juntas de Freguesia e que “têm havido contactos para haver uma posição consertada dentro do concelho”. “Mas também depende de cada Junta de Freguesia, para que tudo corra com normalidade e para que as pessoas que residem no concelho tenham a possibilidade de nesse dia homenagear os falecidos”, afirmou o autarca, considerando que “este é um dia que é muito difícil para as famílias”.
Na cidade de Oliveira do Hospital, no cemitério Municipal (novo, junto ao recinto da feira), não é permitida a permanência de mais de 50 pessoas em simultâneo; é obrigatório o uso de máscara de proteção e a desinfeção das mãos; o tempo de permanência para que cada pessoa ou família, é de 30 minutos. Apenas é permitida a permanência de duas pessoas, no máximo, por campa/jazigo.