A empresa NM Pneus, localizada na Reta da Salinha , em Oliveira do Hospital, foi alvo de uma burla num valor de quase seis mil Euros, no passado dia 7 de abril, quando estava o país em Estado de Emergência devido à Covid-19.
Mário Gouveia, que partilha a gerência da empresa com o filho Nuno, contou à Rádio Boa Nova que naquele dia recebeu um telefonema “de um indivíduo que se apresentou como um engenheiro de uma empresa da região para saber preço de uma quantidade de pneus”. “No momento não pude dar o valor que o senhor queria. Queria diversas medidas para diversos carros. Contactei-o mais tarde e disse o preço que podia fazer”, relatou o empresário.
À Rádio Boa Nova, Mário Gouveia lembra que na ocasião não estranhou e achou até que, em tempo de pandemia, poderia ser uma oportunidade de negócio.
“Achei que era um cliente normal. Ele aceitou o valor. E durante a tarde ele quis fazer a transferência”, contou o empresário oliveirense que também não estranhou a intenção do pagamento adiantado.
“Mandou-me os dados da empresa daqui da região, com o número de contribuinte da empresa, tudo legal, para eu fazer o pedido dos pneus depois no dia 8, e vir buscar os pneus”, explicou à Rádio Boa Nova.
Foi, então, no próprio dia 7, que Mário Gouveia, por indicação do ‘dito engenheiro’ se dirigiu a uma caixa Multibanco e seguiu os passos que lhe foi indicando. “No dia 7, quando eram 15h40 dirigi-me à caixa multibanco para ele fazer o pagamento. Não adivinhava o que ia acontecer. Foi a primeira vez que ia fazer um recebimento por aquela via. O MBWay eu conhecia, mas este tipo de pagamento não conhecia. Fui ao Multibanco, introduzi o cartão, ele disse-me para carregar na tecla MBPhone, Ok, o número de telefone que ele tinha e o código 1616 para receber o valor”. Mário Gouveia recorda que nas duas primeiras tentativas, com o cartão que utilizou e que tinha uma baixa quantia associada, a operação dava sempre “negativo”. Sem saber que iria ser burlado, o empresário utilizou um segundo cartão, ao qual estava associado uma maior quantia de dinheiro. Na terceira tentativa , a operação “demorou mais tempo”. “O meu filho foi ver à caixa multibanco e já tínhamos sido burlados em 5950 Euros”, contou Mário Gouveia.
Em estado de emergência, o empresário lembra que foi difícil o contacto com as autoridades, já que tinha que ser tudo através de email devido à pandemia. O banco foi alertado, o caso está ser investigado pela Polícia Judiciária. Mário Gouveia e o filho Nuno ainda aguardam resultados, mas já sem grande esperança em recuperar o dinheiro perdido.
Pai e filho dão a cara, para alertar outros empresários. “Em pandemia aproveitam-se das pessoas. Caímos e outros podem cair também”. Mário Gouveia lembra que os dois números de telemóvel, através dos quais foi contactado para a aquisição dos pneus, ficaram no imediato indisponíveis. Apela aos empresários para que “estejam atentos”.