Os alunos do ensino superior, residentes no concelho, podem candidatar-se às bolsas de estudo disponibilizadas pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
O prazo para apresentação das candidaturas decorrerá entre 14 de setembro e 30 de outubro de 2020 e podem concorrer os alunos oliveirenses que frequentam os estabelecimentos de ensino superior público, particular ou cooperativo, sediados dentro e fora do concelho.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Município de Oliveira do Hospital adianta que “para apoiar o prosseguimento de estudos aos alunos do concelho no ensino superior, o executivo deliberou também que o valor orçamental para este programa de atribuição de bolsas se cifra nos 50 mil euros”.
Relativamente às bolsas de cariz social, os alunos terão um montante mensal máximo de 30% da Retribuição Mínima Mensal. No que respeita às bolsas por mérito excecional, serão atribuídas a um total de seis alunos, no valor de 750 euros anuais, a atribuir da seguinte forma: três a alunos que irão frequentar o 1.º ano do ensino superior e que tenham obtido média igual ou superior a 17 valores; e três a alunos que já frequentam o ensino superior e que tenham obtido média igual ou superior a 15 valores.
Os concorrentes deverão preencher cumulativamente os requisitos constantes do regulamento em vigor e deverão apresentar a sua candidatura – até 30 de outubro – através de impresso próprio datado e assinado juntamente com todos os documentos solicitados, sob pena de exclusão.
As candidaturas podem ser entregues via CTT endereçado ao Município de Oliveira do Hospital; através do site http://siga.edubox.pt ou presencialmente no Balcão Único da Câmara Municipal. O regulamento e o formulário de candidatura podem ser consultados no site do Município (https://tinyurl.com/y8oqpz6x), nos serviços administrativos da Câmara Municipal e demais locais onde se encontra afixado o respetivo edital.
“O apoio aos alunos e suas famílias tem sido uma prioridade da autarquia que procura desenvolver ações que fomentem a educação e o ensino. Consciente das dificuldades económicas que afetam algumas agregados familiares do concelho e que podem constituir obstáculo à prossecução do percurso formativo dos seus membros, a Câmara Municipal pretende contribuir para proporcionar o acesso ao ensino superior a jovens oliveirenses que, não obstante a sua situação económica, desejem continuar a sua formação académica. Visa ainda fomentar uma cultura de mérito, apoiando alunos que atinjam resultados excecionais, independentemente da sua condição económico-social”, adianta a autarquia em comunicado.
Nos últimos dez anos, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital atribuiu um total de 433 bolsas de estudo para o ensino superior num investimento que ascende a cerca de 420 mil euros.