Aldeia das Dez e, em particular, a Festa da Castanha que vai decorrer no penúltimo fim de semana de outubro, no Santuário de Nossa Senhora das Preces, estiveram em destaque no espaço OH Taberna, na noite de 27 de julho, no âmbito da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.
Carlos Castanheira presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez prontamente acedeu ao desafio que foi lançado pela organização da EXPOH para fazer a divulgação da festa, que é “um evento emblemático da freguesia”, para que público “tenha noção” das iguarias de Aldeia das Dez, de que são exemplo a broa, a sopa da castanha, os coscoreis e as cavacas ali representadas. “A nossa presença é uma mais valia”, referiu em entrevista à Rádio Boa Nova.
Fica a certeza de que “a Festa da Castanha deste ano vai ser bem vivida, com animação cultural, música tradicional e com os artesão da freguesia e de fora”.
A rainha da festa, a castanha, esta garantida na ordem dos 400Kg a 500 Kg, assim como a realização do “tradicional magusto em caruma”, com “cerca de 150 Kg de castanha”, que serão oferecidos à comunidade. “Já é uma marca da nossa festa”, referiu o autarca.
O momento é também de recuperação dos soutos da freguesia, que foram dizimados pelo grande incêndio de outubro de 2017.
“A quebra de produção da castanha ainda não está totalmente ultrapassada. Há um grande esforço dos produtores para recuperar. Mas estamos contentes com a evolução da regeneração dos castanheiros que conseguiram sobreviver e dos que foram plantados pela oferta que o Município fez aos produtores afetados”, sublinhou Carlos Castanheira.