Foi lançado um novo sítio de informação para os portugueses, Znaki.fm, que tem como autores Olivia Sousa e Rodrigo Santos. As principais rubricas em que os artigos são publicados são: empresas, personalidades, locais, eventos e moedas e serão publicados diariamente novos artigos e materiais. Em que mais pode o novo sítio interessar aos leitores?
Empresas
Nesta secção, o visitante do sítio obterá informações sobre várias empresas, equipas e organizações mundiais. Aqui pode descobrir a razão e a história da organização, onde foi fundada, como se desenvolveu e porque é que vale a pena prestar atenção a ela.
- Por exemplo, a plataforma Skrill opera no mercado financeiro e ajuda a efetuar transferências e pagamentos online. A empresa tem vindo a desenvolver-se desde 2001, tem provado a sua fiabilidade e presta serviços em 40 países em todo o mundo.
- O Museu Nacional dos Coches é uma das atracções mais populares de Lisboa. É visitado de bom grado não só pelos habitantes locais, mas também por turistas de todo o mundo. O sítio contém informações úteis sobre a data de fundação do museu, o horário de funcionamento da instituição, a sua morada, bem como o custo da visita.
- O sítio contém informações sobre as grandes alianças internacionais. Por exemplo, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). O objetivo e o processo de criação do bloco, a história da sua expansão, o papel da aliança nas condições modernas são aqui discutidos em pormenor. O artigo conta como, em 1949, os Estados Unidos e 11 países da Europa concluíram um tratado de defesa colectiva com o objetivo de preservar os valores democráticos no mundo. Atualmente, a NATO já inclui 32 Estados.
Personalidades
A secção que tradicionalmente desperta o maior interesse dos leitores. Entre as personagens de que o sítio fala encontram-se pessoas de ambos os sexos, de diferentes idades, estatuto social e uma grande variedade de profissões e passatempos. São cantores e artistas, bloggers e atletas, monarcas actuais e antigos, figuras históricas. Entre as pessoas apresentadas ao leitor encontram-se cidadãos de muitos países de diferentes nacionalidades, incluindo a portuguesa.
Depois de indicar o nome completo, é fornecida informação sobre a maioria das personagens, tais como data e o local de nascimento, a idade, a nacionalidade e a profissão.
- Numa das publicações, pode ler-se a biografia de Carlos III, anteriormente chamado Príncipe Carlos. O artigo salienta que Carlos III é o monarca não só da Grã-Bretanha, mas também de 13 outros Estados que anteriormente estavam na dependência colonial da Grã-Bretanha. E que subiu ao trono após a mais longa espera na história da sucessão, aos 73 anos de idade. Segue-se uma biografia detalhada do monarca, com muitos factos igualmente curiosos.
- É também nesta secção que está a história de sucesso da famosa apresentadora de televisão e empresária portuguesa Cristina Ferreira, que é administradora e directora executiva da Media Capital Digital, bem como coproprietária e acionista da Media Capital.
Lugares
Nesta secção, os autores do sítio descrevem com paixão muitos países do mundo, bem como pequenas cidades ou locais de interesse.
- O Museu Nacional da Cerâmica, situado em Lisboa, é dedicado à história da azulejaria clássica portuguesa. Aqui pode aprender sobre a tecnologia de produção e a história da cerâmica decorativa, que tem sido uma parte integrante da cultura local desde a Idade Média. O museu tem muitas colecções interessantes criadas em diferentes épocas. O artigo indica o modo de funcionamento do museu e o custo da visita.
- Tem ainda um artigo sobre a cidade do Porto, situada no norte de Portugal. Apesar da sua dimensão relativamente pequena, a cidade é considerada um dos principais centros económicos e financeiros do país. A primeira menção de uma povoação neste local data de 419 d.C.. A cidade propriamente dita foi fundada em 1123. A população em 2022 era de 246.203 habitantes. O Porto é conhecido como o local de nascimento do famoso vinho do Porto.
Acontecimentos
Nesta secção do site, os autores dizem-lhe quais os acontecimentos significativos que tiveram lugar no mundo, em Portugal, e a que deve prestar atenção. E ainda, o que esperar e o que não perder.
- Um dos eventos descritos é o Rally de Portugal, um evento desportivo anual no âmbito das corridas de rally. Todos os anos, milhares de espectadores de diferentes países reúnem-se em Portugal para aplaudir a sua equipa favorita. A corrida realiza-se desde 1967 e os autores deste artigo descrevem em pormenor as características do evento, o local e as regras para a compra de bilhetes. Quem quiser pode conhecer aqui a história e os vencedores do rali, o artigo apresenta uma lista dos pilotos que venceram em diferentes anos. E diz ainda como comprar bilhetes para o Rally de Portugal 2024.
- Outro evento de que o Znaki.fm fala é o festival de música Rock in Rio, que se realiza de dois em dois anos desde 2004 em diferentes países do mundo. Em junho de 2024, o evento terá lugar em Lisboa. A competição musical contará com vários géneros musicais, incluindo rock, pop, hip-hop, etc. Os autores recordam que o primeiro festival de música deste género teve lugar em 1985, com a participação de George Benson, Rod Stewart, Queen, AC/DC e Yes. O festival realizar-se-á no Parque da Bela Vista, em Lisboa.
Moedas
Esta secção do sítio fala sobre as unidades monetárias. E não só sobre as mais populares, mas também sobre as mais raras.
- Aqui está a história do escudo português, que esteve em circulação em Portugal entre 1911 e 2002. No seu tempo, esta moeda tornou-se um garante da estabilidade económica e política do país. O artigo apresenta ainda desenho da moeda metálica e da nota de papel.
- Desde 1999, o euro, a segunda moeda mundial mais importante a seguir ao dólar americano, é utilizado nas transacções financeiras. É utilizado na maioria dos países da União Europeia e em alguns outros como meio de pagamento oficial. O artigo contém imagens de notas de diferentes denominações e uma descrição pormenorizada dos elementos de segurança.
- O baht tailandês é a moeda oficial do Reino da Tailândia. É uma unidade monetária rara, não convertível, que circula apenas no interior do país.