O Município de Oliveira do Hospital vai dar início aos trabalhos de gestão de combustível em cinco novos Condomínios de Aldeia implementados nas localidades de Andorinha, Avô, Lourosa-Pombal, Póvoa de São Cosme e Senhor das Almas. Além destes cinco, o Município tem mais novos quatro Condomínios de Aldeia para implementar nas localidades de Nogueirinha, Pinheiro dos Abraços, Vale da Madrana e Vale do Ferreiro, foi hoje anunciado pela autarquia.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Câmara Municipal refere que se trata de um investimento de cerca de 423 mil euros, abrangendo um total de 172,8 hectares no território de nove freguesias com o objetivo de dar apoio e resiliência a estas aldeias, localizadas em territórios vulneráveis de floresta, bem como operacionalizar medidas para redução dos riscos associados à ocorrência de incêndios.
A execução dos trabalhos, como limpeza de faixas de gestão de combustíveis, resulta de uma candidatura feita pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, para a criação de novos Condomínios de Aldeia, ao Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta, financiado pelo Fundo Ambiental, através do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Os nove novos projetos de intervenção vêm juntar-se aos seis Condomínios de Aldeia já instalados, um deles ao abrigo do projeto “Condomínio Verde”, fruto de uma candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal de Coimbra; e que foram executados nas localidades de Gramaça, Parceiro, Pedras Ruivas, Ponte das Três Entradas, Póvoa das Quartas, e Merujais.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, sublinha a importância destas intervenções que “protegem as aldeias e em simultâneo são investimentos que contribuem para a valorização do nosso território”. O autarca avança ainda que “além destes 15 Condomínios de Aldeia mencionados, a autarquia tem mais sete projetos candidatados a aguardar decisão de aprovação”.
No seu conjunto, está em causa um investimento na ordem dos 900 mil euros para desenvolver ações destinadas a assegurar a alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis em redor dos aglomerados populacionais, num total de 21 Condomínios de Aldeia instalados ou a instalar nas 16 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, refere.
Com a execução do programa “Condomínios de Aldeia”, Oliveira do Hospital “está, assim, a apostar numa política de valorização” das aldeias do concelho e “a contribuir para termos aldeias mais seguras, protegidas e preparadas para o futuro”, refere José Francisco Rolo, dando conta que em simultâneo, “estamos a trabalhar na valorização destes aglomerados rurais, ao nível paisagístico e urbanístico, e a contribuir para os seus ativos naturais, patrimoniais e culturais”.
Em comunicado, a autarquia refere, ainda, que os condomínios de aldeia incentivam também os proprietários a assumir a manutenção dos terrenos, garantindo a sua limpeza e promovendo uma ocupação do solo geradora de rendimentos, e têm uma forte componente participativa e de envolvimento da comunidade local, em prol do desenvolvimento económico sustentável destes aglomerados populacionais.
O Presidente José Francisco Rolo sublinha ainda que “hoje somos, também, um dos municípios de Portugal com mais Áreas Integradas de Gestão da Paisagem. Temos 8 AIGP´s financiadas e prontas a arrancar com o objetivo de aumentar a resiliência do território e valorizar a economia florestal, sendo que o investimento inicial ascende a cerca de 13,5 milhões de euros, e o apoio a 20 anos cifra-se na ordem dos 18 milhões de euros”.
“O Município de Oliveira do Hospital com grande capacidade de negociação tem conseguido captar investimento dos fundos comunitários para ajudar o resolver os problemas da floresta, conclui o autarca de Oliveira do Hospital”, conclui o comunicado.