Quatro homens, com idades entre os 28 e os 62 anos, foram detidos por suspeita de posse ilegal de armas nos concelhos de Mangualde, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva, informou o o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Mangualde da Guarda Nacional Republicana (GNR).
A detenção ocorreu no âmbito de uma “investigação por ameaças e posse de armas ilegais”, que decorria há quase dois anos, “desde janeiro de 2024”. Das 13 buscas realizadas, “seis foram domiciliárias, cinco em veículos, uma em loja comercial e uma em armazém, em diversos concelhos do distrito de Viseu”.

Crachá da Guardia Civil entre os materiais apreendidos
Da operação, resultou, também, a apreensão de diverso material. Entre o material apreendido, a GNR destacou “uma pistola Walter, duas armas brancas de abertura automática, um revólver, uma espingarda, duas caçadeiras e uma carabina”.
E ainda “dois carregadores, um cano Browning / F.N. Herstal com 66cm, 27 notas falsas, um crachá da Guardia Civil [polícia espanhola], três telemóveis e cerca de 1.446 munições e cartuchos de vários calibres”.
Os detidos serão presentes ao Tribunal Judicial de Viseu esta terça (30), para aplicação das respetivas medidas de coação.
Segundo o Comando Territorial de Viseu da GNR, a operação contou com o reforço de militares da valência territorial, da estrutura de Investigação Criminal (IC), do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Moimenta da Beira, da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) de Mangualde, do Destacamento de Intervenção (DI) de Viseu, e com o apoio do Núcleo de Armas e Explosivos da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Comando Distrital de Viseu.































