Gravado entre 2021 e 2022 e considerado um dos melhores projetos sonoros na área field recordings (gravações sonoras de campo) do mês de setembro (mês da sua edição) para a plataforma Bandcamp, com direito também a uma entrevista na revista digital francesa 4’33, o paisagista sonoro Luís Antero avança agora com a divulgação do Arquivo Sonoro Paisagens iNature, disponível em https://luisantero.bandcamp.com.
Composto por 12 volumes, cobrindo a totalidade das Áreas Classificadas iNature, 12 no total, este arquivo sonoro único tem 21 horas, 19 minutos e 41 segundos de duração.
Desde o Parque Natural da Serra da Estrela até à Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, passando pelas restantes dez Áreas Classificadas (https://www.inature.pt), Luís Antero gravou essencialmente os sons da geofonia e biofonia, a base acústica deste projeto e que lhe serviu de mote, constituindo este arquivo um repositório sonoro único e especial no território nacional, quer pela duração, quer pela dimensão territorial alcançada.
Cada volume é acompanhado por um Guia de Escuta que pode auxiliar o ouvinte na descoberta deste arquivo, apontando caminhos auditivos, mas nunca definitivos. Cada ouvinte fará a sua viagem, uma viagem de descoberta acústica, preenchida com surpreendentes sons, provenientes de outras tantas surpreendentes paisagens, numa altura em que algumas delas sofreram profundas transformações naturais derivado, essencialmente, aos fogos florestais.
Saiba mais em: www.luisantero.bandcamp.com // www.luisantero.yolasite.com




























