A Junta de Freguesia de Lourosa assinalou, no dia 27 de janeiro, um ano desde que a Unidade Móvel de Saúde do Município de Oliveira do Hospital, em parceria com a Fundação de Aurélio Amaro Diniz (FAAD), começou a prestar cuidados de saúde na freguesia.
Num momento de convívio entre a população, os enfermeiros que integram a Unidade Móvel de Saúde e os responsáveis das entidades promotoras deste projeto, o presidente da Junta de Freguersia, Américo Figueiredo, sublinhou o sucesso que tem tido este serviço junto da população da freguesia.
Segundo informação disponibilizada pelo Município, José Carlos Alexandrino, presidente da autarquia oliveirense, assinalou a aproximação aos cuidados de saúde primários aos cidadãos que foi proporcionada pela Unidade Movel de saúde, bem como a boa adesão da popualção,e que resultaram numa “relação de empatia” com a equipa que integra o projeto.
Álvaro Herdade, presidente do Conselho de Administração da FAAD, destaca que este tem sido um serviço e uma resposta “eficaz às populações que se encontram mais distantes da sede do concelho”.
Lourosa foi a terceira freguesia do concelho, depois de S. Gião e de Aldeia das Dez, a ser abrangida pelos cuidados de saúde prestados pela Unidade Móvel de Saúde. Monitorização de sinais vitais e glicémia capilar, tratamento de feridas, monitorização e vigilância de terapêutica crónica dos utentes, renovação de receituário crónico, são algumas das respostas.
Fotos: MOH