No final de setembro de cada ano, ocorre no hemisfério norte o Equinócio de Outono, associado desde tempos imemoriais ao término das colheitas.
Integrando um diversificado conjunto de iniciativas associadas, o Ciclo do Pão, promovido pela Junta de Freguesia e pela Associação D.S.C. Vale do Cobral, evoca na Lage Grande essa efeméride, mantendo viva a tradição da desfolhada, da malha (a mangual), das espigas de milho e da merenda, terminando o Ciclo, na alegria das cantigas que celebram “a abundância de pão para todo o ano”.
Do programa da iniciativa consta o funcionamento do forno comunitário, onde a partir das 11h00 de domingo, dia 18 de setembro, se podem encomendar bolas de chouriça, de bacalhau e de carne ou broa de milho.
Durante a tarde, realiza-se a Caminhada “Pé de Milho”, que implica inscrição prévia. A proposta passa por percorrer os encantos e recantos dos prados envolventes à povoação de Meruge. Está anunciada “bucha” para meio do trajeto.
Na Lage Grande, no final da Caminhada, realiza-se a Desfolhada (ou descasca do milho). Descamisadas as espigas, segue-se a Malha, efetuada por exímios malhadores, que só descansam quando o “casulho” estiver livre de grãos.
Terminada a faina, os participantes ganham direito ao merecido descanso e à reconfortante Merenda, composta pelos acepipes da tradição: “sardinha em molho de escabeche” e “bolos de farinha triga, com canela” e o mais que se verá.
O Rancho Folclórico da Associação Cultural da Freguesia do Seixo da Beira encerrará com as suas músicas e cantigas, o Ciclo do Pão 2022, que terá novo capítulo em junho de 2023 com o “Festival Pão, Bôlas e Afectos”.