A terminar o terceiro e último mandato à frente da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, Luís Nina (PS) confessou, em entrevista à Rádio Boa Nova, que o seu executivo “sempre praticou política de proximidade” com “grande disponibilidade para auxiliar” a população e “resolver os seus problemas”.
No ‘Junta à Conversa’, o autarca faz um “balanço francamente positivo” do seu projeto autárquico, considerando que “a freguesia está hoje muito melhor” do que quando a encontrou, em 2013.
“Há várias comunidades na freguesia de Nogueira do Cravo e tentamos sempre utilizar critérios de igualdade, para ninguém se sentir menos nogueirense. Temos que ser para todos. Não pode haver qualquer tipo de distinção, tenham as pessoas a orientação política que tiverem. Temos que ser justos, temos que estar próximos”.
Luís Nina destaca o processo de elevação a vila que Nogueira do Cravo atravessa. Processo esse que “já está na Assembleia da República a aguardar decisão final” pois reúne “todos os critérios previstos na lei”.
O presidente da segunda maior freguesia do concelho de Oliveira do Hospital destacou o elevado número de associações e coletividades que dão vida à freguesia e contribuem para um grande calendário de eventos.
O desporto também é uma grande bandeira de Nogueira do Cravo com a Associação Desportiva Nogueirense, que “é uma marca de referência na freguesia, no concelho e no distrito”, “sempre na vanguarda do desporto sénior e nos escalões de formação”.
Para o dinamismo da freguesia contribui também o Centro Escolar de Nogueira do Cravo que conta com cerca de 150 alunos. Paralelamente, Luís Nina revela que também são “muitas as famílias que têm vindo de fora e ocupado residências em Nogueira”. As “muitas empresas” com “vários postos de trabalho” contribuem para essa fixação, no entender do autarca.
“A freguesia de Nogueira do Cravo foi sempre uma terra de gente empreendedora, de gente que começou praticamente do zero. Graças ao seu esforço e à sua dedicação, constituíram-se lá grandes empresas, grandes empresários e ano após ano têm vindo a crescer também o número de postos de trabalho”.
Na Rádio Boa Nova, Luís Nina sublinhou a importância de a freguesia de Nogueira do Cravo dispor de serviços importantes como o Espaço Cidadão e a extensão de saúde, que está aberta diariamente, com a presença de um médico três vezes por semana. “A Junta de Freguesia investiu cerca de oito mil euros em equipamentos de ar-condicionado, mobiliário interno, também mobiliário para crianças, televisão e equipamentos médicos”.
O autarca recorda que quando chegou ao poder, “não havia parques infantis na freguesia”. “Hoje temos três de excelente qualidade, um em Nogueira do Cravo, um no Senhor das Almas e outro em Galizes”. Temos as melhores vias de acesso entre localidades e dentro da localidade que não tínhamos, estavam em avançado estado de degradação”, disse.
Em entrevista, Luís Nina defendeu que “às vezes, as maiores obras são aquelas que não se veem tanto”, como o saneamento básico”, “essencial para a qualidade de vida das populações”.
Aos microfones da Boa Nova, o autarca agradeceu “aos colegas de executivo, porque sem eles isto não era possível”. “Conseguimos, em conjunto, chegar a todo lado, sempre que é necessário”, referiu.
Luís Nina recordou os períodos difíceis dos incêndios e da pandemia em que a sua equipa esteve “preocupada em apoiar as pessoas”.
“Tem sido muito regozijante e tenho o sentimento de dever cumprido. Não vou ter saudades, mas estarei lá para ajudar as pessoas que vierem a seguir. Se precisarem da minha ajuda, do meu contributo, estarei sempre disponível para eles e para a freguesia”.
Entrevista disponível em podcast »»»