O Agrupamento de Escolas de Gouveia realiza o I Torneio de Educação Gamificada na próxima sexta- feira, dia 15 de junho, pelas 14h00, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Gouveia.
O I Torneio de Educação Gamificada é o evento final do projeto de educação gamificada lançado pelo Município de Gouveia que disponibilizou uma plataforma de jogo virtual onde os alunos do 9º ano tiveram desafios semanais com temas de Português e Matemática, com o objetivo de implementar novas dinâmicas de aprendizagem em ambiente digital.
Para além da plataforma de jogo virtual, os alunos e os professores foram acompanhados por uma equipa de tutores e dinamizadores que prepararam todos os conteúdos pedagógicos e as dinâmicas em sala de aula.
Durante os meses de abril e maio, os alunos da Escola Básica com 3º ciclo de Gouveia e Vila Nova de Tazem, divididos por equipas, em cada turma, disputaram um torneio educativo em ambiente virtual onde resolveram questões de português, matemática e conteúdo geral. Agora, os vencedores de cada sala competem entre si para serem os campeões do concelho no I Torneio de Educação Gamificada de Gouveia. Os alunos da equipa vencedora e o professor orientador vão ser premiados com um IPAD, oferta do Município de Gouveia.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, este é um projeto que o Município financiou e disponibilizou numa iniciativa exploratória, introduzindo a gamificação como ferramenta de apoio e motivação pedagógica.
A autarquia refere que ainda que o projeto visa aumentar a atratividade dos conteúdos educacionais, aumentar os níveis de concentração e dedicação à escola, melhorar os resultados, reforçar a quantidade e qualidade da adesão de jovens às iniciativas, projetos e equipamentos escolares, implementar boas práticas em ambiente escolar, fomentar as relações interpessoais mediante a utilização de tecnologias educacionais, promovendo a partilha entre alunos, professores e família, sobre temas incluídos no programa curricular de Português e Matemática.
O Município de Gouveia pretende, assim, testar o impacto de utilização das novas tecnologias na sala de aula e de novas ferramentas, dinâmicas e pedagógicas.
O projeto de gamificação é também uma iniciativa de parceria entre a autarquia de Gouveia, o Município do Fundão e a Agência Gardunha 21, financiado através do Programa Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto – de replicação de um projeto piloto desenvolvido no Brasil para aplicação de técnicas de gamificação e plataformas digitais na aprendizagem do ensino básico.