Esta quinta-feira, dia 26 de setembro, comemora-se o ‘Dia Europeu Sem Mortes na Estrada’. O projeto foi lançado em 2016, é apoiado pelos 30 países …
… membros do European Traffic Police Network (TISPOL) e “tem como desígnio e ambição a concretização de um dia nas estradas europeias sem acidentes mortais”.
Neste dia, os painéis de mensagem variável nas estradas portuguesas vão exibir mensagens que apelam a comportamentos seguros: “Dia Europeu Sem Mortes nas Estradas” e “Esqueça o Telefone, Modere a Velocidade, Siga em Segurança”.
“Este dia pretende consciencializar e mobilizar a sociedade civil para redução da sinistralidade rodoviária na Europa, convidando todos os cidadãos europeus, que partilham as estradas, a participarem com sugestões de melhoria e a assumir uma nova postura na condução, prudente e redobrada em cuidados”, pode ler-se em comunicado conjunto da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT), da Infraestruturas de Portugal (IP) e da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP), enviado às redações.
“Vamos todos juntos construir um futuro em que prevaleça a cultura de segurança e em que zero mortes seja o único número aceitável”, é ainda acrescentado.