O Conselho de Ministros reuniu-se hoje extraordinariamente para adotar novas medidas de combate e prevenção da pandemia de Covid-19. O Primeiro-ministro anunciou, esta terça-feira, que vai antecipar a semana de contenção já para a próxima semana.
“Vamos antecipar para o início da próxima semana um conjunto de medidas”, afirmou António Costa, após o Conselho de Ministros extraordinário realizado esta terça-feira.
Assim sendo, o teletrabalho obrigatório, o encerramento de creches, ATLs, discotecas e bares é antecipado para as 0h00 do dia 25.
Uma das novas medidas anunciadas pelo Primeiro-ministro foi o aumento do número de testes comparticipados de quatro para seis por mês de modo a “continuar a incentivar a testagem”.
Esta reunião do Conselho de Ministros, a última antes do Natal, estava prevista para quinta-feira, como é habitual, mas o primeiro-ministro decidiu antecipá-la para hoje.
O Primeiro-ministro deixou ainda uma série de conselhos para as celebrações em família, no natal.
“Nós não podemos ter a ideia de que à mesa da consoada só há afetos e não há vírus”, começou por dizer.
Costa apelou a todos que reduzam as reuniões ao mínimo de membros possível, ao arejamento dos espaços e ainda à utilização de máscara sempre que não se estiver a ingerir comida ou bebidas. O Chefe de Governo recomendou ainda a realização de, pelo menos, o autoteste, ou mesmo o teste antigénio e PCR antes dos encontros familiares.