Depois da primeira derrota em 2021, Francisco Rodrigues voltou ontem a não conseguir ser eleito presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pelo Partido Social Democrata (PSD). Em noite de vencedores e vencidos, o social-democrata assumiu a responsabilidade do desaire eleitoral, de que se destaca a perda de um vereador no executivo e de dois deputados na Assembleia Municipal.

“Os resultados são consequência da minha própria pessoa. Assumo para mim todas as consequências deste resultado eleitoral. Não consegui fazer passar a mensagem que este concelho precisa de ouvir para se mobilizar em torno desta candidatura”, começou por referir.
Numa declaração à Rádio Boa Nova, Francisco Rodrigues disse ter chegado à conclusão que “não basta ter um bom projeto, boa equipa, experiência e enorme confiança”, e que lhe faltou “dominar a forma como se faz política em Oliveira do Hospital”. “Aí o PSD estará sempre em perda, porque o PSD faz sempre política de uma forma séria e honesta”, continuou, notando que o partido com o qual foi a votos “não ultrapassa as regras, não pisa o risco, não anda a distribuir camisolas aos eleitores à porta da secção de voto”. “Fazemos política série e honesta”, asseverou.
Para Francisco Rodrigues a opção do CDS-PP de não se coligar com o PSD em Oliveira do Hospital influenciou a perda de um vereador no executivo municipal, mas não só. “Se as instituições funcionassem de forma normal não era o CDS-PP que iria prejudicar o PSD”, frisou, notando que “não tendo o poder”, o PSD “está sempre em desvantagem”. Francisco Rodrigues espera é que “o eleitorado daqui a quatro anos sinta que fez uma boa escolha”.
À Rádio Boa Nova, o candidato vencido avançou que vai tomar posse como vereador da oposição no executivo municipal, mas só “enquanto entender que a sua presença “é útil para contrariar a forma anti-democrática de como se faz política”. Promete uma “oposição construtiva e aguerrida, mas no sentido positivo”.
Assim que percebeu que iria perder as eleições, Francisco Rodrigues contactou José Francisco Rolo, candidato reeleito, para o cumprimentar e lhe dar os parabéns.
Ontem, na sede da candidatura do PSD, foram poucos os que ali permaneceram. O ambiente era, contudo, de vitória em torno do bom resultado conseguido por João Neves na freguesia de Lagares da Beira, assim como em Alvoco de Várzeas, com Cátia Alves. O partido perdeu, contudo, a Freguesia da Bobadela para o PS.
O PSD também saiu a perder para a Assembleia Municipal onde perdeu dois deputados, ficando agora com apenas seis.





























