Acontece já este sábado (9) a “Festa do Medronho – Sabores de Outono” na freguesia de São Gião, no concelho de Oliveira do Hospital. Trata-se da primeira edição do certame que “visa polarizar a freguesia e o Vale do Alva”.
Segundo Rafael Dias, presidente da Junta de Freguesia organizadora, a iniciativa surge pela “ambição” do executivo em “lançar um evento” e, consequentemente, “criar uma marca de São Gião” que possa “vender a aldeia, as suas paisagens e os seus produtos”.
Apesar de ser um “ano zero” para esta Festa do Medronho, a população tem estado empenhada e envolvida, sobretudo na decoração da aldeia. “Tem-me enchido o coração como autarca e como sangianense”, afirma Rafael, garantindo que, no próximo sábado, “o centro da aldeia vai estar decorado a rigor” e os “visitantes vão sentir o outono”.
O jovem autarca espera que esta “seja uma iniciativa para largos anos”. Considera também que é importante “trabalhar a freguesia para um turismo para além do verão”. A escolha do produto não foi difícil. “O medronho é um produto com muito potencial na freguesia e é uma das espécies que melhor recuperou dos incêndios de 2017”, explica Rafael.
A produção de aguardente “tem alguma tradição” na freguesia, “sobretudo em Rio de Mel”, e quem sabe se desta Festa do Medronho não poderá sair uma marca de aguardente de São Gião.
O executivo liderado pelo jovem autarca promete “um fim-de-semana em cheio” com um programa diversificado que irá “dinamizar e injetar vida à terra”.
Perante uma freguesia que conta atualmente entre 350 a 400 habitantes, Rafael Dias lança o convite para que se deixem “apaixonar pela aldeia”. Segundo o responsável, “há mais de cem casas devolutas” e esse “é um problema crónico do interior do país”, pelo qual tem “lutado”.
Oiça a entrevista que Rafael Dias deu, esta manhã, na Rádio Boa Nova »»»