O Chefe António Marques Rocha, do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, morreu ontem, aos 80 anos.
A Direção, Comando, Corpo Ativo, Fanfarra e Escolinha da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital já manifestaram “profundo pesar, pelo falecimento do seu chefe do quadro de honra”. “Neste momento de muita dor e consternação, endereçamos à família e amigos as mais sinceras e sentidas condolências”, lê-se em comunicado partilhado nas redes sociais.
Também o bombeiro, agora 2º Comandante Distrital das Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra, lamentou o falecimento “do Chefe Rocha”, lembrando que o mesmo “marcou, de forma indelével, o percurso de inúmeros Bombeiros Oliveirenses”.
“A sua particular forma de ser e de estar permitiu criar laços de verdadeira amizade não só com os seus Bombeiros, mas com todos os utentes que transportou durante muitos e muitos anos, muitos e muitos quilómetros”, adianta.
Nuno Seixas recorda o “homem íntegro, dedicado, profissional e bastante responsável” que permitiu, “ao longo da sua carreira, ser reconhecido pelos seus feitos, sendo uma figura prestigiada no seio dos Bombeiros da região e pelos profissionais de saúde não só de Oliveira do Hospital, mas sobretudo dos Hospitais da Universidade de Coimbra, com que mantinha uma relação de proximidade e cordialidade”
O 2º CODIS agradece ao Chefe Rocha “por todo o dinamismo” que incutiu aos Bombeiros de Oliveira do Hospital. Deixa um abraço de “solidariedade e amizade” à “família Rocha – Adjunto Paulo Rocha (filho), Pedro e André (netos”.
O funeral do Chefe do Quadro de Honra dos BVOH realiza-se à 14h30 no cemitério novo de Oliveira do Hospital. O velório realiza-se a partir das 14h15 no cemitério. As cerimónias fúnebres vão estar restringidas a familiares mais próximos devido às restrições de Covid-19.