Decorreu, esta quarta-feira (12), a JOHB DAY, a quinta edição da Feira do Emprego, promovida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).
Assim, a Casa da Cultura César Oliveira foi palco de troca de contactos entre empresas, estudantes e não só. Aberto a toda a comunidade, o evento pretendeu estabelecer uma “ponte entre talento e oportunidades”, como referiu Vera Cunha, na sessão de abertura.
Para a presidente da ESTGOH, a Feira do Emprego é “o reflexo do empenho coletivo de todos os que acreditam no potencial da região”.
Com a presença de empresas de “diferentes setores de atividade”, a JOHB DAY teve como objetivo “promover a empregabilidade” e “oferecer o que nenhum ecrã consegue: a troca de ideias e de contactos”. “Aqui há rostos, há vozes e há proximidade”, frisou Vera Cunha.
Perante os convidados, empregadores e jovens, a responsável desejou “um dia inspirador e produtivo”, de onde pudessem surgir “novas colaborações”. Vera Cunha não tem dúvidas de que esta feira “é um marco anual de excelência”.
Ainda na parte da manhã realizou-se uma Ação de Sensibilização sobre a 22.ª edição do Poliempreende, programa que incentiva o empreendedorismo e a criação de negócios inovadores no ensino superior. Foi também apresentada a nova edição do Programa Trilhos, que visa apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Durante a tarde, decorrem as Fast Interviews e uma Mesa-Redonda sobre “Inteligência Artificial: A Oportunidade (e o Desafio) do Futuro do Trabalho”.
Já de olhos postos no futuro, a presidente da Escola Superior ambiciona que a próxima edição desta iniciativa se realize nas novas instalações da escola, cuja candidatura foi recentemente aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Esta seria uma boa marca do 25ª aniversário da escola, comemorado em novembro de 2026.
“Acreditamos no crescimento desta escola”


É também com bons olhos que José Francisco Rolo vê a ESTGOH apostar neste tipo de eventos que “aproximam alunos ao mercado de trabalho”. “É uma oportunidade para os alunos contactarem com as empresas e as empresas conhecerem os alunos e os seus talentos”, referiu o presidente do Município de Oliveira do Hospital.
A considerar que a ESTGOH “está numa fase de ascensão, mais forte e mais apelativa”, Rolo garantiu que o Município “está aqui para ajudar”. Recordou que “a breve trecho” abre a Residência de Estudantes que “vem reforçar a atratividade da escola” e que a CCDRC aprovou o projeto das novas instalações que, “inevitavelmente, envolverá a ESTGOH, o IPC e o Município”.
“A ESTGOH é o posto avançado do Politécnico de Coimbra e está a tornar-se um íman para o interior da região centro”, sublinhou.






























