A Romaria Cultural 2025 voltará para a sua 11ª edição nos dias 25, 26 e27 de julho e trará as artes para as ruas, jardins, anfiteatros e miradouros do centro de Gouveia, convidando cada um a escolher a sua romaria.
A Romaria Cultural 2025 sairá à rua para se apoderar do centro de Gouveia, durante três dias, no último fim de semana de julho. Com uma programação multidisciplinar e de acesso gratuito, esta 11ª edição voltará a distribuir dezenas de espetáculos e iniciativas de proximidade, maioritariamente ao ar livre, explorando uma diversidade de locais de que a cidade dispõe e que combinam um contexto urbano com uma ligação simbiótica à natureza.
Uma Romaria de artistas e público a Gouveia, não motivada pelas razões tradicionais, mas por novas – pelas artes e cultura –, que se traduzem formatos de apresentação e propostas que desafiam os artistas a criar vínculos comeste território, condição para que o festival saia reforçado com novas folhas perenes.
Como espetáculos já confirmados, a noite do primeiro dia (25 de julho) receberá a criação resultante de uma residência pensada a partir do livro autobiográfico“Corpo Cru”, de João Damasceno, que fará uma ponte entre os textos e a vida do poeta coimbrense, pela mão do ator Miguel Borges, do seu irmão Rui Damasceno e dos músicos Hugo Inácio,Ricardo Brito, Gonçalo Parreirão e Samuel Peruzzolo.
Sobem em seguida ao mesmo palco– o mítico Anfiteatro da Cerca – os Al-Qasar, com o seu arabian fuzze destaque garantido do seu segundo álbum – “Uncovered” (2024) – que tem canções situadas entre o pop ocidental e o folk árabe, nas quais culturas colidem e o som é estrondoso.
O sábado, dia 26, voltará a incorporar na programação criações artísticas de associações culturais locais, caso da antestreia de “Mare Nostrum” da Sociedade Musical Gouveense, um dia antes de o levarem à Casa da Música do Porto. Durante a tarde, será possível desfrutar de música eletrónica no jardim, visitar exposições de artes visuais e multimédia na presença dos seus criadores – uma das quais resulta da receção do projeto“As Peças que Faltam” da Associação Artística Terceira Pessoa –, colaborar em oficinas e assistir a concertos e performances programados em locais informais, portanto circular e permanecer, com um ritmo propício ao diálogo e à inspiração.
No dia 27, momentos antes da Recriação da Romaria Tradicional ao Calvário, atividade que empresta o nome ao festival e regressa sempre carregada de nostalgia e a pedir contemplação, Royal Bermuda atuam na Praça de S. Pedro e centrarão a sua música na dupla de guitarras clássicas de André Parafina e Diogo Esparteiro, que trauteiam “cânticos de almas perdidas”, que tanto “deambulam por searas douradas, comonaufragam em eternas raízes”.
Ao longo do fim de semana, salientam-se ainda: iniciativas itinerantes e de ligação à natureza organizadas em parceria com o CERVAS, tais como um passeio bio interpretativo com tempo para parar e pintar a fauna e a flora observadas, a oficina“Os Bichos da Noite” (que causou sensação na edição de 2024) e ainda, como novidade a lançar ainda em maio e expectativa de forte envolvimento comunitário da parte dos jovens, o “1º Concurso de Vídeos de Telemóvel Romaria Cultural”.
A programação, que está a ser ultimada, continuará a ser de espírito comunitário e desafia todos os romeiros a passarem os dias 25 a 27 de julho na encosta única que a cidade de Gouveia ocupa, usufruindo de uma Romaria Cultural de acesso totalmente gratuito.
A GO Romaria é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção de projetos artísticos e culturais integrados na realidade social e cultural da região da Serra da Estrela, bem como a promoção do concelho de Gouveia, através de estratégias de valorização do património natural, cultural e gastronómico, traduzidas pela inclusão da população em processos de recuperação e divulgação da memória e tradições locais.
A estreita colaboração com as associações culturais e artistas locais, dotando-os de um canal de comunicação para a divulgação e projeção dos seus trabalhos, tem sido uma das linhas de ação da associação, materializando esta colaboração em diversas atividades ao longo do ano, sendo a maior delas a Romaria Cultural, um fim de semana cultural multidisciplinar, a acontecer habitualmente no último fim de semana de julho.



