A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, que se antecipou às “Medidas Extraordinárias de Contenção e Mitigação do Coronavírus”, tomadas pelo Governo 13 de Março, sobre o encerramento das escolas no país, a EPTOLIVA, decidindo suspender as atividades escolares, letivas e não letivas presenciais nos seus espaços escolares de Tábua e Oliveira do Hospital, congratula-se com o sucesso do ensino não presencial que sem sido assegurado na comunidade educativa.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a direção da Eptoliva, presidida por Daniel Costa, lembra que a decisão de suspensão das aulas teve “como prioridade a segurança e a saúde dos alunos, professores e funcionários, decorrente da situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19”.
“ Por isso, esta decisão foi precedida de um conjunto de medidas e procedimentos que garantiram a continuidade e a finalização do segundo período com sucesso, onde o regime de ensino à distância se materializou através de aulas online por via de plataformas informáticas do tipo videoconferência, com o devido apoio de outros recursos digitais, estabelecendo-se ainda, a contínua comunicação pelos endereços eletrónicos dos professores e alunos”, refere e em comunicado.
“Simultaneamente, também foi assegurado o acompanhamento psicológico aos alunos e a proximidade na relação Escola-Família, sem descurar a preocupação de acesso de todos os alunos não só a equipamentos, mas também à Internet, facilitado pela oferta de computadores a todos os novos alunos, no início do ano letivo, e que agora se revelou fundamental”.
Na situação atual, exigente e nova para todos, Daniel Costa, presidente da EPTOLIVA destaca a dedicação e disponibilidade de toda a Comunidade Escolar, Alunos, Encarregados de Educação, Professores e Pessoal nNão Docente para “esta nova e desafiante experiência que, diariamente nos proporciona uma oportunidade de aprendizagem conjunta, reforçando as nossas competências digitais e de formação à distância, que serão, seguramente, uma mais-valia para todos nós no futuro”.
Durante estes dias de isolamento social e de confinamento ao espaço familiar, Daniel Costa salienta que “fisicamente longe uns dos outros, fomos estreitando os laços, os links e as condições para nos podermos continuar a encontrar, a ajudar-nos mutuamente e a aprender, num ambiente virtual que, felizmente, nos permitiu superar e contornar as limitações impostas por esta pandemia”.
E sob esta lógica, também foram asseguradas a comunicação e a articulação dos procedimentos das reuniões de avaliação, concretizando assim uma justa ambição dos alunos e Encarregados de Educação. As referidas avaliações serão disponibilizadas a todos os Alunos e Encarregados de Educação, através de email.
Consciente dos constrangimentos e dificuldades decorrentes de uma adaptação necessária, complexa e repentina a este novo funcionamento das escolas, Daniel Costa refere que “fruto de todas as inovações e recursos tecnológicos que a EPTOLIVA já vinha utilizando no seu dia-a-dia, a Escola soube concretizar mais este desafio com sucesso, o que é uma garantia de manutenção da qualidade da formação ministrada na Escola Profissional.”
A EPTOLIVA reforça o apelo largamente divulgado da necessidade imperiosa de toda a Comunidade Educativa cumprir todas as indicações e restrições do Estado de Emergência. Neste período de grande significado para as famílias, é a única forma de nos mantermos seguros e assegurar que o Covid-19 continue afastado da vida de cada um e de cada família da comunidade escolar.
O Presidente da EPTOLIVA formula os desejos de Saúde para Todos.