A tão aguardada edição de 2025 do EPTO RODAS FEST foi oficialmente apresentada em Viseu, num momento que conciliou o Programa EPTO RÁDIO e a Rádio Boa Nova (RBN) nas instalações da AMSPORT, a conceituada oficina de Viseu que acompanha dezenas de pilotos de competição na região.
Esta conferência conduzida pelas jornalistas Margarida Prata e Liliana Lopes da RBN, marcou assim o início da agenda de divulgação deste Festival de Rodas, promovido e organizado pela EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, e que este ano promete superar as expectativas, com dois dias cheios de adrenalina e muitas novidades.
A apresentação contou com a presença de figuras proeminentes do mundo do automobilismo e da educação, incluindo o Presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, o engenheiro especialista em gestão industrial da AMSPORT, Rúben Lopes, o piloto de rally, Hugo Lopes, a direção do Clube Automóvel de Viseu (CAV), José Paulo Rodrigues e Pedro Ribeiro, o Diretor do Curso de Mecatrónica Automóvel, João Mendonça e o aluno Nuno Carvalho.
A atmosfera na AMSPORT era de grande entusiasmo, com os oradores a partilharem a sua visão e as novidades que farão da edição de 2025 um evento memorável.
Com base no sucesso da edição anterior, Daniel Dinis Costa anunciou a aposta ambiciosa para este ano, um evento de dois dias, enfatizando o caráter pedagógico do festival, “a escola vai fazer uma festa pedagógica, porque não só os alunos de Mecatrónica Automóvel têm vindo a trabalhar todo o ano neste evento, como os alunos de todos os cursos colaboram num projeto comum, aplicando os seus conhecimentos em atividades relacionadas com este evento”.
A parceria com a AMSPORT foi igualmente realçada, descrevendo a empresa como uma aliada da competição automóvel que “nos recebe de braços abertos e nos potencia uma ligação à região de Viseu”.
Daniel Costa expressou ainda a honra de poder contar com o piloto Hugo Lopes, referindo que “a emoção está garantida e proporcionará aos alunos a oportunidade de um co-drive, permitindo-lhes vivenciar a adrenalina e a aventura que é a alma deste evento”.
Rúben Lopes, sublinhou a relevância do evento para a AMSPORT, afirmando que “já vi eventos com dezenas de anos que não chegam aos calcanhares do EPTO RODAS FEST”.
Para este ano, prometeu um envolvimento ainda maior, incluindo a disponibilização de uma ou duas viaturas, a realização de co-drives numa das pistas e a presença do motorhome da equipa para demonstrar a “logística das corridas de uma parte mais interna”.
O piloto Hugo Lopes, representante da equipa Hyundai Portugal no Campeonato de Rally de Portugal, partilhou o seu entusiasmo, referindo que “no ano passado não consegui estar presente, mas este ano felizmente conseguirei estar. Obtive sempre boas impressões do evento e estou entusiasmado a participar. Em relação aos co-drives espero que a experiência seja positiva e dar o meu contributo para espalhar ainda mais o vício pelos automóveis.”
Pedro Ribeiro elogiou a EPTOLIVA não apenas pela organização do evento, mas também pela sua forte interação com a comunidade, reafirmando a confiança e a expetativa desta nova edição, prevendo uma grande afluência de público da região de Viseu, impulsionada pelos dois dias de evento e pelo eficaz trabalho de comunicação nas redes sociais. A mesma opinião foi corroborada pelo presidente do CAV, José Paulo Rodrigues, que reforçou a importância do evento contribuindo para a sua divulgação e sucesso.
O Diretor do Curso de Mecatrónica Automóvel, João Mendonça, sublinhou as vantagens do evento para a formação dos alunos, afirmando que “este evento traz bastantes vantagens a nível pedagógico e a nível pessoal para os alunos, pois acabam por não só estar em contacto com estas máquinas, seja de exposição seja de competição, mas também conseguem apreender algumas indicações/informações de mecânica”. A dedicação e o papel fundamental dos alunos na organização foram igualmente realçados, referindo que “Sem dúvida que os nossos alunos são o nosso braço direito porque sem eles era muito difícil organizar este evento”.
Também a perspetiva dos alunos foi partilhada por Nuno Carvalho, finalista do curso de Mecatrónica Automóvel: “Este é um evento que nos motiva ainda mais a estar no curso que escolhemos, pois conseguimos conciliar os conceitos que aprendemos para um evento prático e de cariz importante na dinâmica de Oliveira do Hospital.”
Reiterando que a felicidade dos alunos é a sua principal motivação, Daniel Costa detalhou as surpresas preparadas para a segunda edição do evento. “Haverá uma maior diversidade de atividades, desde desportivas até propostas inovadoras dos vários cursos, que ampliam o foco para além do automóvel. A grande atração será a nova pista de terra, ideal para demonstrações de rally e outros veículos, para que pilotos como o Hugo Lopes e outros possam fazer o que melhor sabem.
Para além da ação diurna, a noite de sábado promete ser animada, com um convidado musical especial, garantindo momentos de convívio e a abrangência de diferentes tipos de público”.
Concluindo, Daniel Costa realçou a paixão por trás da organização: “A diferença faz-se em pequenos pormenores, mas também na vontade, na dedicação, no empenho e no amor que nós fazemos as coisas”. E garantiu o compromisso com a excelência: “É um evento feito por amadores, mas com o espírito do ensino profissional.” O objetivo final é criar uma experiência memorável: “Faremos algo diferente, teremos momentos, espaços que possam fazer com que as pessoas se sintam bem e que voltem, que é esse o nosso objetivo.”
O EPTO RODAS FEST 2025 promete ser um marco no calendário de eventos de Oliveira do Hospital, unindo a paixão pelas Rodas com a inovação pedagógica e a celebração comunitária. Mais informações sobre o programa detalhado serão divulgadas em breve.