O Comando Territorial de Coimbra, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 21 a 27 de junho que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras. Na última semana, as autoridades registaram 25 detenções, 333 infrações e 81 acidentes.
Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, das 25 detenções destacando-se 18 por condução sob o efeito do álcool, quatro por condução sem habilitação legal e uma por tráfico de estupefacientes.
No que diz respeito a apreensões, a GNR apreendeu quatro doses de cocaína; oito doses de canábis; 84 doses de haxixe; 16,15 gramas de liamba em folhas; uma arma branca; quatro luvas de trabalho; 32 bases em mármore e granito; diversas ferramentas; diversos vidros de lanternas de sepultura; um sensor de luz solar; um autorrádio; uma tampa depósito combustível; uma chave de viatura e uma caixa com bicarbonato de sódio no interior.
Na fiscalização do trânsito, foram detetadas 333 infrações: 24 por falta de inspeção periódica obrigatória, 19 relacionadas com tacógrafos, sete relacionadas com excesso de peso, 35 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 16 por falta de seguro de responsabilidade civil, 21 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução oito relacionadas com iluminação/sinalização.
De 21 a 27 de junho, registaram-se 81 acidentes nas estradas do distrito de Coimbra, de onde resultaram um morto, dois feridos graves e 20 feridos leves.
As autoridades emitiram 50 autos de contraordenação: 24 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e 26 no âmbito do policiamento geral.
Durante a mesma semana, a GNR realizou ainda ações de sensibilização no âmbito dos programas “Escola Segura”, “Escola Segura – Educação e Prevenção Rodoviária”, “Escola Segura – Prevenção do Consumo de Drogas”, ”Idosos em Segurança” e “Comércio Seguro”.