A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, emitiu hoje um comunicado à população sobre o mau estado dos tempos nas próxima 48 horas.
Neste período haverá um agravamento das condições meteorológicas, salientando:
- Vento a intensificar a partir de hoje, diminuindo de intensidade nas terras altas a partir da manhã, dia 4 de dezembro, e no litoral a partir da manhã do dia 5, com rajadas até 75 km/h na costa ocidental e até 95 km/h nas terras altas.
- Formação de geada em especial no interior Norte e Centro.
- Descida da temperatura (desconforto térmico devido ao vento forte).
- Precipitação a partir de hoje, podendo ser pontualmente forte no dia 4 no norte e centro, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo.
- Queda de neve a partir da tarde de hoje acima de 1400 metros de altitude, descendo para os 600 metros de altitude a partir da madrugada do dia 4. Persistência de queda de neve fraca no dia 5, subindo gradualmente para 1000 metros de altitude.
- Aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas de noroeste a poder atingir mais de 7 metros no dia 4.
Sobre os efeitos que são expectáveis, a ANEPC destaca:
- Gelo, neve e formação de lençóis de água;
- Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
- Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
A Depressão Dora, vai trazer para Portugal, frio, chuva, vento forte e neve. Também a temperatura descerá cerca de cinco graus. Esta temperatura e estado do tempo, será para ficar até ao fim de semana.