Técnicos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) estiveram em Roma, nos dias 6 e 7 de dezembro, a participar no segundo encontro do projeto EMBRACER – intErconnecting MoBility acRoss europeAn CitiEs and subuRbs. O foco central do evento foi abordar as tendências contemporâneas, soluções emergentes e os impactos sociais relacionados com as deslocações de passageiros.
No primeiro dia, as discussões centraram-se em como conectar cidades e comunidades carenciadas, abordando soluções, obstáculos e condições facilitadoras. O tópico em análise explorou formas de reforçar e melhorar a mobilidade entre áreas urbanas e rurais, considerando projetos relacionados, desafios e políticas pertinentes. Isso implicou um diálogo sobre ações e soluções para promover uma mobilidade sustentável. Ocorreu, ainda, uma visita de estudo ao Centro de Controlo da Mobilidade de Roma.
O último dia concentrou-se em abordagens de governança, desafios técnicos e mudanças de políticas para permitir a integração de modos informais de transportes (ciclismo, ride-hailing, partilha de carros/bicicletas/scooters, transportes a pedido, vaivéns autónomos).
O projeto EMBRACER conta com a colaboração de 11 parceiros de oito nacionalidades distintas, incluindo Portugal, Itália, Roménia, Eslovénia, Alemanha, Lituânia, Finlândia e Irlanda.
Este projeto representa um compromisso das regiões envolvidas em integrar os transportes públicos com os modos informais para melhorar a conectividade com as zonas urbanas e alcançar uma mobilidade intermodal regional e local inteligente e resiliente às alterações climáticas.