No próximo dia 7 de maio, pelas 15h30, o pintor e artista plástico Rui Albuquerque, com raízes familiares a Melo, irá inaugurar a sua exposição ” Serra Mãe” na sede da Casa do Concelho de Gouveia. Quinze obras do pintor estarão expostas até ao dia 21 de maio. Obras autênticas que ilustram as belezas do concelho de Gouveia e a região da Serra da Estrela.
Rui Albuquerque nasceu em 1962 tendo as suas raízes familiares, de pai e mãe, e muitas gerações, em Melo. Viveu nos Estados Unidos da América, entre 1968 e 1972, onde fez a Escola Primária. Começou a sua formação com o seu pai, que estudou em Lisboa, no Colégio São José (Salesianos) e depois na Escola Artística António Arroio, onde posteriormente veio a ser professor. Tendo sempre presente a necessidade da Arte, realizou a sua primeira exposição individual em 1982.
Para além da Pintura, em 1979 iniciou o seu percurso em Restauro, tendo feito inúmeros trabalhos, nomeadamente o teto do Salão Nobre do Palácio Pinto Basto (no Largo do Chiado, em Lisboa) e o teto da Igreja Matriz Nª. Srª. da Piedade (na Cova da Piedade, em Almada).
Também durante o seu serviço militar, executou trabalhos de Restauro no Museu Militar de Lisboa. Entre 1984 e 1986, frequentou a Sociedade Nacional de Belas Artes, tendo sido aluno do Professor Sá Nogueira (pintor) e do Professor Quintino Sebastião (escultor).
Representado na Câmara Municipal de Gouveia, entre outras, expôs no Museu Abel Manta em 2005. Realiza agora a sua 31ª Exposição Individual, “Serra Mãe”, na Casa do Concelho de Gouveia, em Lisboa, com inauguração a 7 de Maio e término a 21 Maio de 2022.