No habitual espaço Ca$h Resto Z€ro, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a resposta que está a ser dada num cenário de pandemia de Covid-19. E constata: “tudo isto é mau, mas podia estar a ser muito pior”.
Para Vítor Neves “a luta continua” e “está longe de estar ganha a guerra contra o vírus”
“No Mundo e em Portugal é impossível cantar vitória perante o cenário em que vivemos. Importa reconhecer que temos boas notícias.”, constata.
“Tudo isto é mau, mas podia estar a ser muito pior. Em Portugal a resposta política tem sido muito positiva, com destaque para António Costa e Rui Rio, e também para os autarcas. De resto Oliveira do Hospital é um bom exemplo. As autoridades de saúde têm conseguido dar uma resposta q.b. Num cenário em que falta sempre qualquer coisa não podia ser de outro modo, dado o contágio da Covid-19”, observa.
Entende Vítor Neves que “Portugal tem sido capaz de conter o vírus muito melhor do que tem acontecido em outros países”. “O pico deste reconhecimento chega um pouco de todo o lado, dos Estados Unidos , da França, de Itália, de Espanha e até do Reino Unido”, refere.
“Por cá, parece que há muita gente que gostaria que esta desgraça estivesse a ser muito maior do que temos constatado. Sim. Em Portugal temos este velho contágio de gostar do eco do que está mal e do pior. Por estes dias, com o megafone instantâneo das redes sociais, isto é mesmo insuportável. Somos assim. Não somos todos. Mas são muitos os que assim são”, lamenta.
“Vamos ter coragem e sabendo não ficar tudo bem, vamos acreditar que vai ficar melhor do que o previsto e que vamos continuar. Boa Páscoa!”, conclui!
“Ca$h Resto Z€ro” – Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas.
Por Vítor Neves na Rádio Boa Nova.