Domingo, Novembro 23, 2025
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos
Rádio Boa Nova
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova

BLC3: Cluster dedicado à Economia Circular em Portugal junta mais de 70 entidades

redacao por redacao
22 de Novembro, 2025
em Uncategorized
Reading Time: 5 mins read
A A
BLC3: Cluster dedicado à Economia Circular em Portugal junta mais de 70 entidades
0
PARTILHAS
0
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

No passado dia 18 de novembro decorreu, em Oliveira do Hospital, o evento de lançamento do Cluster Portuguese Circularity, que está sediado no campus de tecnologia e inovação- BLC3, localizado em Lagares da Beira. A iniciativa, que contou com a participação de mais de uma centena de pessoas, marcou o “início de uma nova etapa para a promoção da economia circular em Portugal.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Cluster Portuguese Circularity surge de uma parceria estratégica e complementar entre o CECOLAB (Laboratório Colaborativo para a Economia Circular) e a Associação Smart Waste Portugal (ASWP), para acelerar a transformação circular da economia portuguesa, nomeadamente ao apoiar as empresas na adoção e implementação de soluções e modelos de negócio circulares, com vista à sua internacionalização e atuação em escala global.

O anfitrião do evento, João Nunes, presidente do Conselho de Administração do CECOLAB, e Aires Pereira, Presidente da Direção da ASWP, enquanto representantes das entidades que materializam esta parceria, abriram a sessão destacando a importância da cooperação entre o setor público e privado na transição circular.

João Nunes destacou “a importância deste cluster para a região interior, demonstrando que estas regiões têm um potencial de se afirmar perante as grandes cidades”, reforçando ainda que “o Cluster pretende colocar (Portugal) em bicos de pés e posicionar-nos ao nível internacional, com uma base sólida na área da Economia Circular”. O presidente do CECOLAB referiu o desafio e necessidade: “às empresas inovação e à política ação”.

Já Aires Pereira afirmou que o Cluster Portuguese Circularity “pretende apoiar as entidades na adoção e implementação de soluções e modelos de negócio circulares, com vista à sua internacionalização e atuação em escala global”, algo bastante importante depois de uma década marcada pela “perda acelerada de biodiversidade, crises energéticas e de matérias- primas, volatilidade dos mercados internacionais, pressão sobre cadeias de valor globais, produção excessiva de resíduos e impactos das alterações climáticas”.

O lançamento do “maior cluster empresarial sediado na região Interior do país” contou com a presença de Octávio Borges, da Direção de Empreendedorismo e Inovação do IAPMEI, e Luís Matias, Coordenador da IIBT (Intervenção Integrada de Base Territorial) do Pinhal Interior, que representou a sub-região e partilhou a satisfação por esta acolher o Cluster Portuguese Circularity, sendo este uma oportunidade para “gerar oportunidades, criar valor, crescer” a partir de um território que sofre bastante com o despovoamento.

Por fim, Alexandra Rodrigues, vice-presidente da CCDR Centro, destacou a importância do trabalho em rede, uma vez que a “economia circular é a locomotiva para levar o desenvolvimento aos vários territórios”. Afirmou ainda que “ficou bem claro o nó central que se encontra em Oliveira do Hospital, enquanto malha de rede que procura a maior capilaridade possível na região e no país”.

O cluster conta, atualmente, com 72 membros: 47 Empresas; 14 entidades do Sistema Científico e Tecnológico; 8 Associações; e 3 Câmaras Municipais. Estas entidades representam um elevado peso e contributo para a economia nacional, com um volume de negócios superior a 3,8 mil milhões de euros e um volume de exportações superior a 815 milhões de euros, com um Valor Acrescentado Bruto superior a 1,2 milhões de euros e um número total de trabalhadores superior a 42 mil. “Estes valores revelam um grande crescimento face aos que foram apresentados na fase de candidatura, sendo que em alguns casos supera mesmo os indicadores definidos a superar até 2030. “Estamos a demonstrar que o trabalho em rede tem propósito, faz todo o sentido, e estamos no bom caminho”, afirmou Filipa Figueiredo.

Quanto às atividades futuras, o cluster propõe-se a colocar mais de 200 novos produtos ou serviços circulares no mercado, nos próximos cinco anos, captar mais de 50 milhões de euros de investimento de risco em projetos de investigação e inovação, contribuir para o alcance de cinco novas políticas de mercado, capacitar mais de 10 mil recursos humanos para as temáticas relacionadas com a economia circular, criar cinco novos grupos de trabalho de interação e cooperação com cinco clusters nacionais e europeus, promover duas atividades de networking entre clusters e duas missões empresariais internacionais por ano.

Por fim, o Cluster Portuguese Circularity pretende ainda criar uma marca e um selo “Circularity Portugal” para potenciar internacionalmente a imagem dos produtos e serviços desenvolvidos no âmbito do cluster, organizar a EXPO Circularity Portugal, desenvolver um serviço de EAGLE EYE para identificar oportunidades de investimento, bem como um capacity form para perceber as fragilidades no campo das competências, e atribuir três prémios anualmente – ESG Circularity Prize, Carbon Circularity Prize e i.Circularity Prize.

O evento contou ainda com o keynote speaker Miguel Brandão, Professor Associado do KTH – Royal Institute of Technology of Stockholm, que trouxe uma análise crítica à Avaliação do Ciclo de Vida, uma ferramenta indispensável para apoiar na descarbonização da economia.

“É preciso fazer as contas de forma sistemática, ver o trade-off”, referiu após ter dado diversos exemplos de práticas que se acreditam ser sustentáveis, mas que não trazem uma redução significativa do impacte ambiental.

Já o encerramento do evento ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, que destacou a importância para a região deste reconhecimento do cluster. “Entendo que este é um grande desafio, que deve ser mobilizador, estimulante e incentivador para o trabalho em rede”, referiu o autarca, frisando ainda que o município estará disponível para apoiar os projetos desenvolvidos.

Este Cluster dedicado à Economia Circular vai promover a investigação, a inovação e o empreendedorismo na área da economia circular e da digitalização; identificar oportunidades de financiamento e desenvolver políticas para o crescimento do mercado; promover programas de formação nas áreas da circularidade e da transição digital; criar grupos de trabalho para potenciar a simbiose industrial e a cooperação internacional; apoiar os membros na definição de estratégias de internacionalização; e reforçar a posição de Portugal na economia circular, ambicionando um aumento da taxa de circularidade da economia portuguesa para 5%, num prazo de cinco anos.

redacao

redacao

Leia também

Uncategorized

Município de Seia assinala o Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde com programa diversificado

1 de Abril, 2025
Especialistas debateram prevenção de incêndios em Pampilhosa da Serra
Uncategorized

Especialistas debateram prevenção de incêndios em Pampilhosa da Serra

26 de Março, 2025
Detidos dois jovens suspeitos de tentativa de homicídio em bar de Aveiro
Uncategorized

Homem detido por “violência psicológica e ameaças” para com a filha

28 de Novembro, 2024
Uncategorized

Tábua integra “Condomínio Verde” e reforça aposta na resiliência contra incêndios

13 de Junho, 2024
Cláudio Figueiredo mantém-se como treinador do Sampaense. Conheça alguns nomes do novo plantel
Uncategorized

Cláudio Figueiredo em entrevista exclusiva à Rádio Boa Nova depois de um jogo que ficou marcado pela polémica.

1 de Abril, 2024
Tábua assinala 50 anos do 25 de abril com programa diversificado
Uncategorized

Tábua assinala 50 anos do 25 de abril com programa diversificado

15 de Março, 2024
Pampilhosa da Serra lança filme promocional “Uma mensagem de um dos lugares mais pacíficos do Universo”. Veja AQUI
Informação

Pampilhosa da Serra lança filme promocional “Uma mensagem de um dos lugares mais pacíficos do Universo”. Veja AQUI

26 de Fevereiro, 2024
Tábua vai avançar com construção de habitação a custo controlado
Informação

Tábua vai avançar com construção de habitação a custo controlado

22 de Fevereiro, 2024
Universidade de Coimbra avança com projeto de digitalização do acervo histórico da Biblioteca Joanina
Uncategorized

Universidade de Coimbra avança com projeto de digitalização do acervo histórico da Biblioteca Joanina

22 de Fevereiro, 2024
Carregar Mais

Ouve a tua rádio

https://radioboanova.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/11/Liga-te-a-Radio-APR-Vid.mp4

DESCARREGUE A NOSSA APP

Faça publicidade. Colabore com a rádio.

PODCAST

As nossas rubricas

original

15ª Edição “A Escola e o meio”

Opinião

Opinião: Os medianos desaparecerão. Os melhores terão sucesso
Opinião

Opinião: Carlos Andrade, um exemplo de vida

por redacao
21 de Novembro, 2025
0

Roubava dinheiro ao meu Pai para entregar ao Sr. Albano, do café Brasil, afim de jogar bilhar com o Carlos...

Ler maisDetails
Opinião: Os medianos desaparecerão. Os melhores terão sucesso

Opinião: “Para a Geração Z, o trabalho agora é mais deprimente do que o desemprego.”

14 de Novembro, 2025
Opinião: Os medianos desaparecerão. Os melhores terão sucesso

Opinião: Os Riscos da IA

31 de Outubro, 2025
Opinião: Os medianos desaparecerão. Os melhores terão sucesso

Opinião: Os medianos desaparecerão. Os melhores terão sucesso

24 de Outubro, 2025

Um projeto para moldar o futuro digital da Europa

Super Pista: oiça aqui o Podcast dos programas

As mais recentes

BLC3: Cluster dedicado à Economia Circular em Portugal junta mais de 70 entidades

BLC3: Cluster dedicado à Economia Circular em Portugal junta mais de 70 entidades

22 de Novembro, 2025
Incêndio na Guarda destrói casa e provoca um desalojado

Região: Homem morre atropelado por empilhador

21 de Novembro, 2025
Desporto: ADN desce de divisão. FCOH continua no campeonato nacional (notícia atualizada)

Calendário desportivo do fim-de-semana

21 de Novembro, 2025
C.S. Travanca de Lagos apresenta “estendal dos sonhos” pelos direitos das crianças

C.S. Travanca de Lagos apresenta “estendal dos sonhos” pelos direitos das crianças

21 de Novembro, 2025
Opinião: Os medianos desaparecerão. Os melhores terão sucesso

Opinião: Carlos Andrade, um exemplo de vida

21 de Novembro, 2025
Festa do Medronho | Sabores de Outono regressa a São Gião para celebrar identidade serrana

Festa do Medronho | Sabores de Outono regressa a São Gião para celebrar identidade serrana

21 de Novembro, 2025

Pub

Os nossos livros


COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

Telf/ 238605200/2/3/4/5-Fax/ 238605201  “chamada da rede fixa nacional”
E-mail:  radioboanova1002@gmail.com

Site:  radioboanova.sapo.pt

NIF – 501 843 019

N.º Registo na ERC: 423098

CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design