Arganil vai celebrar o regresso do Rally de Portugal à região Centro com um espetáculo de ‘video mapping’, no dia 30 de maio, na fachada da Antiga Cerâmica Arganilense.
Em nota enviada à Rádio Boa Nova, o Município adianta que o regresso do evento desportivo vai ser celebrado com ‘video mapping’ (projeção de vídeo) na fachada da Antiga Cerâmica Arganilense, num espetáculo “histórico, imersivo e interativo”, que pretende fazer uma viagem “ao Rally de Portugal, a partir de Arganil”.
O espetáculo, com entrada livre, vai decorrer no dia 30 de maio, pelas 22h00, com três sessões de cerca de 12 minutos.
A iniciativa da autarquia pretende celebrar o regresso do Rally de Portugal à região Centro, após 18 anos de interregno, e, mais especificamente, a Arganil, um “mítico troço” onde “se consagraram algumas das lendas mundiais e onde o espírito do rally nunca se perdeu”.
“O espetáculo “Arganil – Capital do Rally” é a celebração do orgulho e entusiasmo dos arganilenses em voltar a fazer parte desta festa do desporto automóvel. O município tem feito, nos últimos meses, um trabalho incansável de arranjo do troço, de garantir questões de segurança e de preparação logística para receber o evento que atrai milhares de aficionados de dentro e fora do país”, explicou o presidente da Câmara de Arganil, Luís Paulo Costa, citado na nota de imprensa.
Para o autarca, esta é uma oportunidade para voltar “a colocar Arganil no mapa do rally mundial”.
Segundo a nota de imprensa, o espetáculo de ‘video mapping’ pretende fazer uma viagem “ao mundo do Rally de Portugal, desde os anos 60 até à atualidade, com os êxitos e momentos difíceis que esta prova superou ao longo de 50 anos, permitindo que a magia do Rally e a especificidade da etapa de Arganil transportem o espetador para um tempo e um lugar onde a emoção é um alfabeto comum”.
O espetáculo é criado e produzido pela Tavolanostra, contando ainda com o patrocínio da Nicola Cafés.
O programa do Rali conta com um percurso de 1.463,55 quilómetros, dos quais 311,59 cronometrados ao longo de 20 especiais de classificação. O ‘shakedown’ tem lugar a 30 de maio no circuito de Baltar, em Paredes, seguindo-se a partida da porta férrea da Universidade de Coimbra.
Para dia 31 de maio, estão previstas passagens por Coimbra, Lousã, Góis, Arganil e Lousada. No dia seguinte (1 de junho), o Rali está já plenamente instalado no Norte, com especiais em Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Amarante e Vila Nova de Gaia. Por fim, a 2 de junho, Montim, Fafe e Luílhas acolhem as derradeiras etapas, antes da consagração dos vencedores em Matosinhos.