No próximo fim de semana, 25 e 26 de maio, Oliveira do Hospital vai ser a capital do Skate Downhill com a realização da 3ª edição do Alva Skate Fest no mítico troço que liga a localidade de Senhor das Almas a S. Sebastião da Feira. O evento vai contar com uma centena de participantes provenientes de 13 países. A iniciativa é organizada pela “Portugal LongSkate”, o Município de Oliveira do Hospital e a União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira
“Está tudo preparado para esta 3ª edição do Alva skate Fest, que é um evento de skate downhill que alcançou uma dimensão internacional, porque atrai participantes de mais de uma dezena de países, neste caso são 13 nacionalidades que estarão representadas”, afirmou esta manhã na Rádio Boa Nova o vereador do desporto do Município de Oliveira do Hospital.
O evento vai decorrer entre as “10h00 e as 18h00 no sábado e no domingo” com o número limite de participantes, “cerca de 100”, e que foi definido pela organização “devido às questões logísticas e de segurança que são necessárias para elaborar um evento deste género”.
O Alva Skate Fest é a “ 1ª etapa do campeonato nacional skate dwnhill” e tem como cenário “uma estrada com 2,2 Km de uma descida vertiginosa com 14 curvas técnicas que tem como pano de fundo a beleza da serra do Açor e a paisagem do vale do Alva”. Segundo Nuno Ribeiro, o troço “tem características que associam quer a parte técnica, quer as partes mais rápidas da estrada neste panorama belíssimo do nosso concelho”.
“No conjunto, faz um quadro ótimo para a realização de uma prova deste género. Também por isso, atraímos praticantes de todo o mundo”, verifica o responsável, notando que para além de alguns participantes residentes no concelho, o evento vai contar com a presença de participantes que vêm de Portugal, mas também da Áustria, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Angola, Espanha, Itália, França, Nova Zelândia, Escócia, Suíça e Estados Unidos”. Motivo para Nuno Ribeiro considerar que “na 3ª edição se pode considerar o evento dos mais internacionais, senão o mais internacional, do nosso concelho”.
Às portas da 3ª edição, Nuno Ribeiro almeja que o evento possa integrar o campeonato do mundo da modalidade. “Estamos a trabalhar, com o apoio da Rede das Aldeias do Xisto, e é nossa intenção trabalhar a curto e médio prazo para uma etapa do campeonato do mundo”, referiu, notando que para isso “é preciso ser avaliado, trabalhar nesse sentido e uma boa organização”. “Temos essa ambição”, reforçou.
Na Rádio Boa Nova, o responsável destacou a importância de todos os parceiros envolvidos na organização do evento.
Esta é uma iniciativa que agrada a União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, parceira na organização. Rui Coelho, autarca de Freguesia, reiterou na Rádio Boa Nova o objetivo de chegar a “uma prova do mundial”. “Para isso, não podemos descurar aspetos como a segurança. Por isso trabalhamos afincadamente. Se conseguirmos que as coisas corram bem e reunirmos condições de segurança para que os praticantes se sintam seguros para praticar a modalidade, acredito que rapidamente atingiremos o nosso objetivo, considerou.
Ouça a entrevista na íntegra »»